Carlos Sá contrariou "muitas razões para desistir" na ultramaratona Badwater

| Desporto
Porto Canal / Agências

Redação, 23 jul (Lusa) -- O português Carlos Sá, que ficou em terceiro lugar na ultramaratona Badwater 2014, nos Estados Unidos, afirma que teve de lutar para superar as "muitas razões para desistir" na prova de 217 quilómetros.

"Tive muitas razões para desistir, mas não o fiz. Por todos vós, por esta equipa de apoio (...), por aqueles que lutam contra a doença, pela minha família, pelos meus patrocinadores. Este terceiro lugar na Badwater fez-me mais forte e mostrou-me que os limites por vezes estão dentro da nossa cabeça", declarou Carlos Sá nas redes sociais.

O atleta de Barcelos concluiu a prova de 135 milhas (cerca de 217 quilómetros) em 26:19.03 horas, quase três horas depois do vencedor, o norte-americano Harvey Lewis, e a quase duas horas do segundo, o australiano Grant Maughan.

Disputada na zona do Vale da Morte, na Califórnia, a corrida iniciou-se na baía de Badwater (86 metros abaixo do nível do mar) e terminou no monte Whitney (4.421 metros de altitude), os pontos mais alto e mais baixo do território norte-americano.

"Quem anda nestas andanças sabe que ter a coragem de se inscrever nestas provas já é uma atitude bravia, chegar ao fim é de campeão", afirmou Carlos Sá, que a cerca de 100 quilómetros do fim da corrida seguia na sexta posição.

O ultramaratonista de Barcelos, que ganhou a prova em 2013, acabaria por recuperar para a terceira posição, cumprindo um dos objetivos que tinha traçado antes de começar.

Carlos Sá acrescentou que está já a preparar a próxima prova, no final do próximo mês.

"Já estou em modo de recuperação para vos dar outra alegria em Chamonix [França] no fim de Agosto", escreveu.

NVI // NF

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.