Banco de Portugal lança projeto para portugueses evitarem “exclusão financeira digital”

Banco de Portugal lança projeto para portugueses evitarem “exclusão financeira digital”
| Economia
Porto Canal

O projeto, financiado pela Comissão Europeia, será implementado pelo Bando de Portugal (BdP) ao longo dos próximos cinco anos, com o objetivo de "capacitar a população portuguesa a utilizar serviços financeiros digitais e contribuir para reduzir a exclusão financeira digital", noticia o jornal Público.

A Estratégia de Literacia Financeira Digital, apresentada esta quarta-feira, surge de um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre a literacia financeira dos portugueses. A iniciativa não traz dados comparativos com outros países já que é o primeiro que a OCDE realiza.

De acordo com as conclusões do diagnóstico realizado pela organização 76% dos portugueses utilizavam a internet. Apenas 21% da população que utiliza aplicações móveis do banco diz alterar a palavra-chave com regularidade.

Em Portugal, revela o estudo 10% das pessoas que navega na internet já foi vítima de fraude financeira através de meios digitais, aponta o diário.

As criptomoedas são também um dos pontos em foco no relatório da OCDE, apontando que 57% dos portugueses desconhece que são ativos que não têm regulação em Portugal.

O inquérito da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico foi realizado a uma amostra de 1516 pessoas.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.