Santander investe 400 milhões em educação, emprego e empreendedorismo

Santander investe 400 milhões em educação, emprego e empreendedorismo
Lusa
| Economia
Porto Canal / Agências

O Banco Santander vai investir 400 milhões de euros em projetos de Universidades, anunciou esta terça-feira a presidente do banco, para quem “a aprendizagem ao longo da vida não é um luxo, mas uma necessidade”.

Na abertura do V Encontro Internacional de Reitores Universia, que está a decorrer em Valência, Ana Botín anunciou que o Banco Santander vai continuar a apoiar a Universidade investindo “400 milhões de euros no fomento da educação, da empregabilidade e do empreendedorismo entre 2023 e 2026”.

O projeto, iniciado há 26 anos, apoiou até agora mais de “um milhão de estudantes” e permitiu fazer acordos com mais de 1.500 instituições de 25 países, num investimento que rondou “mais de 2.200 milhões de euros”, acrescentou Ana Botín, num discurso perante centenas de representantes de instituições de ensino superior de 14 países, entre os quais Portugal.

“A formação ao longo da vida é uma exigência social e empresarial, não é um luxo, é uma necessidade”, disse a presidente do Banco Santander e do Universia, defendendo que, “quando a universidade avança, a sociedade progride".

O discurso do presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, foi no mesmo sentido, lembrando a importância da educação e do conhecimento para o desenvolvimento económico e social.

“Senhores reitores, devemos fazer da universidade uma realidade que não tenha volta atrás”, disse, defendendo que é preciso “acabar com os ciclos de pobreza” que cercam milhões de famílias durante várias gerações.

Sánchez apelou ainda à presença de mais mulheres na ciência sem diferenças salariais.

As desigualdades de género foram também um dos problemas abordados pelo reitor da Universidade Autónoma do México e presidente do Comité Internacional da Reunião de Reitores, que admitiu que ainda existem “muitos desafios por enfrentar”.

Enrique Graue alertou para a elevada percentagem de jovens fora do ensino superior, um problema que continua a afetar mais as raparigas do que os rapazes.

“Este evento é uma oportunidade para consolidar os avanços e trocar ideias sobre o futuro próximo, que já está aí”, disse Enrique Graue.

O V Encontro Internacional de Reitores Universia, que começou na segunda-feira e termina na quarta, conta com a presença de cerca de 700 reitores e representantes de instituições do ensino superior de 14 países da Europa e América, que “representam 14 milhões de estudantes”, lembrou a presidente do Santander.

Entre a comitiva estão 35 reitores e presidentes de institutos politécnicos portugueses, assim como a ministra do Ensino Superior e Ciência, Elvira Fortunato, que esta terça-feira está a participar no evento.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.