Info

Três antigas estrelas internacionais nos pré-inscritos da Volta a Portugal

| Desporto
Fonte: Agência Lusa

Redação, 22 jul (Lusa) -- Os ciclistas espanhóis Luis León Sanchez (Caja Rural) e Francisco Mancebo (Skydive Dubai) e o alemão Stefan Schumacher (Christina Watches-Onfone) são os nomes maiores da lista de pré-inscritos para a 76.ª Volta a Portugal, hoje divulgada.

Depois de várias épocas como uma das figuras do WorldTour, Luis León Sanchez vai liderar a Caja Rural, única equipa profissional continental presente nesta edição, que escolheu a Volta a Portugal para preparar a Volta a Espanha.

Com quatro vitórias de etapas no Tour e quatro títulos nacionais de contrarrelógio no currículo, o espanhol, de 30 anos, chega à prova rainha do calendário nacional depois de uma temporada discreta, coincidente com a sua despromoção da primeira divisão da modalidade.

Ciclista aguerrido, especialista em fugas bem-sucedidas, "Luisle" iniciou a sua carreira profissional na Liberty Seguros (2004-2006), antes de passar para a Caisse d'Epargne, onde se manteve até 2010, ano em que assinou pela Rabobank.

Depois de muita especulação quanto a eventual envolvimento na Operación Puerto, o maior escândalo de dopagem do desporto espanhol, o nono classificado da Vuelta2010 foi dispensado pela Belkin (sucessora da Rabobank), tendo assinado pela modesta Caja Rural.

Já o veterano Francisco Mancebo, de 38 anos, será chefe de fila da Skydive Dubai. Longe vão os tempos em que o espanhol era o melhor jovem do Tour (2000) ou terminava a Vuelta no lugar mais baixo do pódio (2004).

O doping condenou-o a contratos em equipas mais pequenas, mas, com o seu caraterístico pedalar, pode tentar este ano, entre 30 de julho e 10 de agosto, repetir o sexto posto de 2008, ano em que alinhou pela Fercase-Rota dos Moveis.

Outra das estrelas caídas do panorama velocipédico internacional que estará presente em Portugal será o alemão Stefan Schumacher, vencedor de duas etapas no Giro2006, medalha de bronze nos Mundiais de 2007 e vencedor, posteriormente desclassificado, dos dois contrarrelógios do Tour2008.

O ciclista da Christina Watches-Onfone pode ser uma das surpresas, numa Volta na qual os principais favoritos pertencem a equipas portuguesas.

Na ausência do vencedor de 2013, o espanhol Alejandro Marque, ainda sem conhecer a resolução do seu positivo na Volta do ano passado, o dorsal número um foi entregue a Gustavo Cesar Veloso (OFM-Quinta da Lixa), o segundo classificado na edição transata.

A Volta a Portugal arranca a 30 de julho, em Fafe, e termina a 10 de agosto, em Lisboa.

AMG // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Fabrice Fernandes: o orgulho e a dor de um campeão português

Fabrice Fernandes, atleta do Clube de Combate do Nordeste, conquistou a medalha de ouro no Campeonato Europeu de Kickboxing que decorreu na Roménia. O atleta que é também estudante regressou a Portugal já com os olhos postos no mundial do próximo ano.

Torneio de Ténis Tintas CIN afirma-se cada vez mais no panorama nacional

O torneio de ténis Tintas CIN junta atletas veteranos no Clube de Ténis do Porto. As provas começaram na quinta feira e a final defronta-se domingo.

Éder está de volta, Gonçalo Paciência é novidade. Eis os convocados da seleção portuguesa

O avançado Éder, 'herói' da conquista portuguesa no Euro2016, regressa aos convocados da seleção portuguesa de futebol, hoje divulgados, para os dois últimos jogos no Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa de 2020.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.