Como, onde e quando vai funcionar o BRT em Braga ?

Como, onde e quando vai funcionar o BRT em Braga ?
| Norte
Porto Canal

O sistema de autocarros rápidos chega a Braga no segundo semestre de 2026. O novo sistema de Bus Rapid Transit (BRT) foi apresentado esta quarta-feira pelo Governo e promete eliminar “autoestradas urbanas”.

O sistema de transporte terá um custo de cerca de 100 milhões de euros e cabe aos Transportes Urbanos de Braga a responsabilidade de executar o projeto. A construção prevê a criação de duas linhas totalmente dedicadas onde irão circular veículos descarbonizados.

O BRT irá ligar diversos polos geradores de tráfego na cidade, como a estação de comboios, o Centro Coordenador de Transportes de Braga, a Universidade do Minho, o Hospital, superfícies comerciais e zonas de maior densidade populacional.

Uma das linhas previstas no Plano de Recuperação e Resiliência fará a ligação entre a Estação de Comboios e a Universidade do Minho, através das Avenidas Imaculada Conceição, João XXI e João Paulo II. A segunda linha liga a Avenida Robert Smith à Estação de Comboios através das Avenidas Frei Bartolomeu dos Mártires, Padre Júlio Fragata e António Macedo, com passagem ainda pelo CCTB e Praça Conde de Agrolongo.

Numa fase inicial a rede terá a extensão de 12,2 Km mas, posteriormente, será alargada para quatro linhas numa extensão total de 22,5 Km.

Segundo o administrador dos Transportes Urbanos de Braga, serão comprados 10 autocarros articulados, de 18 metros, todos com "capacidade acima dos 130 lugares". Cinco estarão numa das linhas e três na outra, havendo ainda dois de reserva.

+ notícias: Norte

Incêndio deflagra em zona de mato em Vouzela, no concelho de Viseu

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde deste domingo, na freguesia de Real das Donas, no concelho de Vouzela, no distrito de Viseu.

Homem fica em estado grave após despiste de mota na Serra da Agrela, Santo Tirso

Um homem com cerca de 35 anos despistou-se com um motociclo na tarde deste domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.

Faleceu homem que se despistou de mota na Serra da Agrela

Perdeu a vida o homem, de 32 anos, que se despistou de mota na tarde domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.