Concursos para bolsa de terras avançam depois do verão - ministra

| Política
Porto Canal / Agências

Óbidos, 22 jul (Lusa) -- A ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, anunciou hoje que o Governo está a preparar concursos para acesso à bolsa de terras para serem lançados a seguir ao verão.

"O lançamento dos concursos [para candidaturas a à bolsas de terra] está para breve", afirmou a ministra Assunção Cristas, salvaguardando que o processo deverá avançar depois do verão.

"Só não o faremos agora porque é uma altura de férias em que as pessoas podem estar menos atentas, mas no regresso ao ano de trabalho estamos a preparar esse lançamento de concurso", disse a ministra da Agricultura e do Mar, em Óbidos.

A responsável falava à margem da apresentação do projeto de regadio das baixas de Óbidos, um investimento de 27 milhões de euros, dos quais 22,2 milhões comparticipados pelo Proder (Programa de Desenvolvimento Regional).

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, a bolsa de terras abrange, até agora, uma área de 13.582 hectares de terras que irão ser publicitadas e disponibilizadas aos agricultores.

O Estado, com 12.108 hectares, é a entidade com maior área de terras disponibilizadas, atingindo 89% do total. Os proprietários privados disponibilizam, por seu lado, 1.474 hectares, a que corresponde 11% do total das terras.

Ao nível da aptidão cultural, a área total disponibilizada e publicitada possui uma representação de 79% de natureza florestal, 16 % de natureza agrícola (regadio e sequeiro) e 5% de natureza silvo-pastoril.

DYA // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.