GNR detém 20 pessoas por violência doméstica em uma semana

GNR detém 20 pessoas por violência doméstica em uma semana
| País
Porto Canal / Agências

A GNR deteve 702 pessoas em flagrante delito, a maioria por conduzirem alcoolizadas (272) ou sem carta de condução (183), e 20 delas por violência doméstica, em operações realizadas ao longo da semana passada, anunciou hoje a corporação.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) destaca, além das detenções ligadas à atividade rodoviária, 76 por tráfico de estupefacientes, durante “um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre os dias 03 e 09 de março”.

Em quarto lugar nos crimes que levaram a mais detenções surge a violência doméstica (20 detidos em flagrante delito) nestas operações que, refere, se desenrolaram “além da sua atividade operacional diária”.

A prevenção e o combate à criminalidade foi um dos objetivos destas operações, em que a GNR apreendeu 16.609 doses de heroína, 3.265 doses de haxixe e 2.822 doses de cocaína, além de outras drogas, incluindo sintéticas.

Nas operações destinadas a travar a sinistralidade rodoviária, outro dos objetivos, a Guarda detetou 8.987 infrações, a maioria por excessos de velocidade (1.465) e por falta de inspeção do veículo (865), mas também por as pessoas não usarem o cinto de segurança ou não terem sistema de retenção para as crianças (650) e por utilizarem o telemóvel durante a condução.

A GNR deteve também 19 pessoas por furto e roubo, 11 por posse ilegal de armas e arma proibida e uma pessoa por incêndio florestal, sendo estes ainda dados provisórios das operações que efetuadas ao longo de uma semana.

Entre as apreensões feitas contam-se ainda 14 armas brancas ou proibidas e 10 armas de fogo e munições de diversos calibres, indica a Guarda no comunicado.

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.