Remodelação governamental prossegue na Coreia do Sul com quatro novos ministros

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 16 jul (Lusa) -- A Presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, nomeou hoje o novo chefe dos Serviços Secretos e quatro novos ministros, na sequência de uma remodelação governamental iniciada após um grave acidente marítimo que causou mais de 300 vítimas.

Apesar das críticas da oposição, Park nomeou para a liderança dos serviços secretos Lee Byung-kee, veterano político envolvido numa polémica recentemente por alegada implicação num escândalo de subornos em 2002.

A líder sul-coreana também designou os novos ministros de Ciência (Choi Yang-hee), de Trabalho (Lee Ki-Kweon) e do Género (Kim Hee-jung), assim como o vice-primeiro-ministro para assuntos económicos (Choi Kyoung-hwan), informou um porta-voz da presidência sul-coreana.

A remodelação é vista como uma tentativa de renovar a imagem do Governo, desgastada pela resposta dada ao naufrágio de ferry, em abril, no qual morreram 304 pessoas, a maior parte estudantes.

Em meados de junho a chefe de Estado substituiu sete ministros, incluindo o titular da pasta da economia do país, na primeira renovação do Governo desde que acedeu ao poder em fevereiro de 2013.

Para completar a remodelação governamental, Park prevê nomear em breve o novo ministro da Cultura e o da Segurança e Administração Pública.

FV // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.