Grupo de reclusos de Leiria sai da prisão para cantar ópera e rap

| País
Porto Canal / Agências

Leiria, 15 jul (Lusa) - Um grupo de 14 reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria atua no sábado no Teatro Miguel Franco, em Leiria, na primeira apresentação pública do projeto "Ópera na Prisão".

A iniciativa da Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP) decorre há cerca de dois meses e envolve mais de meia centena de reclusos, que ensaiam quatro vezes por semana com professores e cantores da escola de música.

No sábado, alguns deles sobem ao palco, no espetáculo "Ópera na Prisão fora da prisão", que terá medidas de segurança especiais.

"O percurso será minuciosamente estudado, desde a saída do estabelecimento à entrada em palco. O esquema de segurança será muito apertado", explica o coordenador do projeto, Paulo Lameiro.

Em palco, os detidos vão mostrar a sua música e uma amostra do que têm aprendido.

"Este primeiro momento performativo tem um grande objetivo: levar os reclusos do seu universo musical, o rap, para o universo lírico da ópera", explica Paulo Lameiro, antecipando "momentos mozartianos em coro" e "alguns pequenos solos", além de outras surpresas envolvendo a comunidade prisional.

"Não conseguimos mudar o mundo ali só pelos reclusos. É preciso dar oportunidade a toda a comunidade, sejam reclusos, guardas, técnicos, psicólogos, cozinheiros ou o diretor", frisa o coordenador de "Ópera na Prisão".

Ao longo dos últimos meses, a principal dificuldade do projeto tem sido lidar com a disponibilidade do grupo de selecionados.

"Não conseguimos manter o grupo estável de semana para semana, por questões internas, de segurança, de trabalho, de greves, de humor. Tivemos de nos adaptar a este contexto e essa tem sido a maior dificuldade".

Por isso, Paulo Lameiro não sabe se o que acontecerá no sábado em palco será "exatamente o que foi inicialmente previsto".

Mas na sessão será apresentado um filme dos primeiros meses de trabalho, em que aparecem os reclusos que não poderão atuar agora e, também, "para que o público participe e perceba o que verdadeiramente importa neste processo: aquilo em que as pessoas se transformam".

O concerto "Ópera na Prisão fora da Prisão - D. Giovanni 1003, Leporello 2015" realiza-se no sábado, a partir das 15:00 horas, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, com entrada livre.

MLE // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Até já, calor! Temperaturas arrefecem e chuva está de regresso

A presente semana tem brindado os portuenses com um calor digno de verão, com a temperatura máxima a atingir, esta quinta-feira, os 28º Celsius. Mas, este é “sol de pouca dura”, com o tempo a mudar drasticamente já a partir deste sábado.

Euromilhões. Eis a chave que vale 42 milhões de euros

Já são conhecidos os números e estrela do sorteio 038/2024 do Euromilhões, cujo jackpot está estimado em 42 milhões de euros.

"Sortudo" português acertou em quatro números e duas estrelas do Euromilhões

Um boletim com os números e estrelas do quarto prémio do Euromilhões foi registado em Portugal. A informação foi avançada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o prémio, que saiu também a mais 17 apostadores estrangeiros, tem o valor de 2.596,40 euros.