Projeto "Circus Lab" do Teatro Viriato ganha programa internacional

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 15 jul (Lusa) - O "Circus Lab" do Teatro Viriato, em Viseu, foi um dos projetos vencedores do programa internacional Pegada Cultural - Artes e Educação, contando com um financiamento de 165 mil euros para que seja colocado em prática no início de 2015.

Em declarações à agência Lusa, o diretor do Teatro Viriato, Paulo Ribeiro, revelou que "Circus Lab" foi o projeto nacional que obteve a melhor pontuação, tendo sido ainda selecionados outros quatro.

"'Circus Lab' é um projeto transversal, na área do novo circo, que não se vai limitar a apresentar espetáculos. Tem uma dimensão estruturante, do ponto de vista da componente artística e da criação, ligada a outras artes", revelou.

O Teatro Viriato foi uma das cinco instituições culturais selecionadas - uma por cada região do país - no âmbito do programa internacional Pegada Cultural - Artes e Educação, implementado pela Direção-Geral das Artes, em cooperação com o Conselho das Artes da Noruega.

O projeto do Teatro Viriato terá um financiamento de 165 mil euros, tendo sido escolhido num universo de 33 candidaturas a nível nacional.

"Trata-se de uma operação financiada em cerca de 80 por cento pelos noruegueses, cabendo ao Teatro Viriato um investimento aproximado de 30 mil euros", informou.

Paulo Ribeiro explicou que o projeto vai arrancar em fevereiro do próximo ano, tendo uma duração de três meses e meio.

"Vamos ter um 'chapiteau', uma espécie de tenda de circo gigante e fixa, talvez no recinto da Feira de S. Mateus. Teremos ainda mais duas que vão andar por alguns concelhos do distrito de Viseu", descreveu.

O diretor artístico do Teatro Viriato realçou a importância das parcerias para ajudar a crescer na área do novo ciclo, que vai muito para além da exibição de habilidades.

"Pretendemos apresentar espetáculos com história, com algo que justifique todas essas habilidades. Penso que é um projeto que vai deixar uma marca muito forte, com oferta de espetáculos de grande impacto no novo circo", considerou.

O "Circus Lab" é um projeto que recorre à experiência do trabalho desenvolvido pelo Cirkus Xanti e pelo Teatro Viriato com comunidades escolares e que, como tal, é influenciado por metodologias aplicadas na Noruega e Portugal, que se centram na importância da atividade artística em contexto escolar.

Reconhecendo o potencial artístico e pedagógico da área do novo circo, muito pouco explorado em Portugal, a iniciativa "permitirá reconhecer práticas experimentadas e testadas, sendo possível capitalizar a experiência do Circus Xanti na execução de um projeto de raiz, que passará pela área da criação artística, formação por profissionais e projetos pedagógicos com jovens e comunidade em geral".

O "Circus Lab" cruzará profissionais da área artística, nacionais e internacionais, e "convocará vários indivíduos a aproximarem-se e a viverem todo o projeto, desde a criação de estreia in loco, apresentação de espetáculos e acolhimento de residências artísticas".

O projeto prevê ainda a circulação no país de uma conferência organizada pelos profissionais envolvidos e outros convidados, onde se expectam reflexos com forte impacto junto de professores, investigadores e outros agentes artísticos.

O projeto terá como parceiros o Cirkus Xanti (Noruega), a Escola Secundária Viriato (Viseu), o Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, o Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul, o Agrupamento de Escolas de Nelas, o Agrupamento de Escolas de Mangualde, a Companhia Paulo Ribeiro (Viseu), a Binaural / Nodar (São Pedro do Sul), a Acert (Tondela), o Centro Cultural Vila Flor (Guimarães) e o Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo).

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).