Exercício da NATO envolve Universidade do Porto e Marinha Portuguesa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 15 jul (Lusa) - O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, participa na quarta-feira num exercício em larga escala da NATO, que desde dia 7 envolve a Marinha Portuguesa e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

O exercício decorre nas áreas marítimas a sul de Sesimbra e Sines e tem como objetivo testar redes de veículos marítimos não tripulados em operações de guerra de minas, de proteção portuária, conhecimento ambiental, busca e salvamento.

Designado Recognized Environmetal Picture Atlantic 2014 (REP14-Atlântico), o exercício conjunto da Marinha, do NATO Centre of Maritime Research and Experimentation (CMRE) e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), decorre desde de julho até dia 24.

Entre os participantes encontram-se o Monterey Bay Reserch Institute, a Universidade de Roma, a Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega, o Royal Institute of Technology (do Reino Unido), a Agência de Defesa, Pesquisa e Investigação (da Alemanha), e as empresas Evologics (Alemanha) e Oceanscan (Portugal).

O exercício vai implicar o recurso aos Navios da República Portuguesa Pégaso e Auriga, ao submarino Arpão e ao navio NATO de investigação Alliance, bem como diversas embarcações de superfície e aeronaves não tripuladas.

As comunicações digitais debaixo de água e a robótica (submarina, à superfície e aérea) são as áreas que mais atenção vão merecer no exercício.

ACL/HPG // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).