Ministra da Justiça justifica ausência da posse da ministra das Finanças com agenda

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 jul (Lusa) -- A ministra da Justiça escusou-se hoje a comentar a demissão do ministro Paulo Portas até haver uma comunicação institucional, tendo justificado com compromissos de agenda a sua ausência da tomada de posse da titular das Finanças.

"Para já aguardo institucionalmente, como é suposto, a devida comunicação. Depois disso estarei naturalmente disponível para fazer todas as declarações que entenderem, mas não até lá", disse Paula Teixeira da Cruz à Lusa, à margem da cerimónia de encerramento da conferência final do projeto E-MARIA (European Manual on Risk Assessment), em Lisboa.

Questionada sobre se a demissão do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros põe em causa a sustentabilidade do Governo, Paula Teixeira da Cruz optou pela mesma resposta, mantendo que só reagirá quando houver uma comunicação institucional sobre a saída de Paulo Portas.

Já sobre a sua ausência da cerimónia de tomada de posse da nova ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, a ministra da Justiça justificou que já há muito tempo tinha agendado a sua presença na conferência.

"Entre um ato formal e um ato substancial pareceu-me mais importante" estar na cerimónia de encerramento do projeto E-MARIA, disse a governante.

"Já tinha confirmado estar aqui e naturalmente que não alterei. Dei nota disso a quem devia dar e portanto aqui estou a discutir questões de muita valia para a nossa sociedade", disse Paula Teixeira da Cruz, pedindo que se desse mais importância ao projeto E-MARIA do que à "espuma dos dias".

O projeto E-MARIA trata de situações de acolhimento em momentos limite da dignidade humana, no caso violência contra mulheres.

"Peço-vos que passem esta mensagem, que é bem mais importante do que estar numa fila", rematou a ministra, numa alusão à cerimónia de tomada de posse de Maria Luís Albuquerque como responsável pela pasta das Finanças.

SV // CC.

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).