Operação Alquimia: Ministério Público volta a exigir prisão para ex-vice da Câmara de Montalegre

| Norte
Porto Canal

O Ministério Publico recorreu da medida de coação aplicada ao ex-vice-presidente da Câmara de Montalegre, no âmbito da operação Alquimia. O procurador da operação não aceita que David Teixeira, ex-vice-presidente da Câmara de Montalegre, continue em liberdade. Sendo assim, apresentou recurso ao Tribunal da Relação do Porto por considerar que os indícios e as declarações que prestou confirmam as suspeitas claras dos crimes de que está indiciado.

O Ministério Público pede que as medidas de coação sejam agravadas e que o ex-autarca do PS, David Teixeira, fique em prisão preventiva.

Também David Teixeira entregou recurso aos desembargadores, mas em sentido oposto. Segundo sabe o Porto Canal, David Teixeira não concorda com a proibição de se deslocar a Montalegre, imposta pelo juiz, visto que reside em Boticas. Dessa forma, pede que essa restrição seja retirada.

Relativamente à caução de 100 mil euros que lhe foi aplicada para se livrar da cadeia, o Porto Canal confirmou que já foi cumprida. O ex-vice-presidente da Câmara de Montalegre deu ao tribunal a hipoteca da casa da companheira como garantia.

Recorde-se que David Teixeira é um dos principais visados da operação Alquimia. Segundo as contas do Ministério Público, em nove anos, uma dezena de empresas de familiares e amigos do presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, e do vice-presidente faturaram cerca de 15 milhões de euros em ajustes diretos e concursos públicos combinados entre as próprias empresas que participavam.

+ notícias: Norte

Ponte móvel de Leixões, a quarta maior do mundo, vai encerrar para obras

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.

Vereador de Matosinhos acusa autarquia de "inação" na monitorização das águas e areias das praias

O vereador independente da Câmara de Matosinhos António Parada requereu esta quinta-feira com urgência a monitorização da qualidade das águas e areias das praias do concelho, já a presidente relembrou que a autarquia faz análises regulares há quatro anos.

Avô e netos resgatados esta madrugada em naufrágio ao largo de Vila Nova de Gaia

Uma embarcação de pesca naufragou na madrugada desta sexta-feira, ao largo de Vila Nova de Gaia, avança o jornal “Correio da Manhã”. Os três tripulantes, avô e dois netos, foram resgatados pela Estação Salva-Vidas de Leixões.