PCP defende que "nada pode impedir esclarecimento cabal da situação" do BES

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 jul (Lusa) - O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu hoje que a mudança de administração do Banco Espírito Santo (BES) não afasta a necessidade de um "esclarecimento cabal" sobre a situação deste banco.

"Nada pode impedir o esclarecimento cabal da situação, particularmente das instituições que têm responsabilidade na supervisão deste processo", declarou Jerónimo de Sousa, em resposta aos jornalistas, na sede nacional do PCP, em Lisboa. "Esse esclarecimento é incontornável", reforçou.

Segundo o secretário-geral do PCP, a nomeação de uma nova administração para o BES "é uma indicação, mas não clarifica como é que se chegou aqui" e se "há ou não problemas".

Jerónimo de Sousa - que falava final de um encontro com a bastonária da Ordem dos Advogados, Elina Fraga - referiu que o PCP apresentou na Assembleia da República "um requerimento no sentido de que o Banco de Portugal esclareça com rigor e com verdade" a situação do BES.

"Continuamos a bater-nos por esse esclarecimento, independentemente de medidas em curso", afirmou. "Nós também não defendemos o alarmismo, mas, sem essa aclaração, sem esse conhecimento da verdade, naturalmente os portugueses sentir-se-ão profundamente preocupados com possíveis desfechos que hoje ninguém quer assumir", considerou.

No seu entender, "os portugueses precisam de saber o que se passa, o que se passou realmente, para poderem descansar em correspondência com esses apelos que as instituições têm feito".

O secretário-geral do PCP argumentou que não está em causa "um problema de uma família", mas "um problema do próprio sistema financeiro" e que "os portugueses já pagaram duramente os desmandos da banca para que a história se repita".

O Banco Espírito Santo (BES) comunicou hoje ao mercado a cooptação de Vítor Bento, José Honório e João Moreira Rato para os cargos de presidente, vice-presidente da comissão

De acordo com a informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), as nomeações visam substituir "Ricardo Espírito Santo Salgado, José Manuel Pinheiro Espírito Santo e José Maria Espírito Santo Ricciardi, também membros da comissão executiva, que haviam renunciado ao mandato".

IEL (JPS/PL) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.