Rebeldes reclamam abate de avião de transporte militar no leste

| Mundo
Porto Canal / Agências

Donetsk, 14 jul (Lusa) -- Um avião de transporte militar ucraniano foi hoje abatido por forças rebeldes pró-russas no leste da Ucrânia, anunciou o serviço de imprensa da autoproclamada "República Popular de Lugansk".

Após o avião ter sido atingido, foram observados três paraquedas no céu e desencadeada uma operação de resgate no setor para encontrar a tripulação, referiu a mesma fonte.

Do lado ucraniano, um porta-voz militar indicou à agência noticiosa AFP que foi perdido o contacto com um aparelho AN-26 que sobrevoava a região de Lugansk.

"O contacto com o avião foi perdido perto das 12:30 horas (10:30 hora de Lisboa) e está em curso uma operação de busca", declarou Vladyslav Seleznev, porta-voz da "operação antiterrorista" na Ucrânia, acrescentando a bordo apenas se encontrava o piloto e a tripulação.

"Procuramos determinar o número dos ocupantes", acrescentou. Um AN-26 pode transportar cerca de 40 pessoas.

A região de Lugansk e a zona vizinha de Donetsk, no leste da Ucrânia, têm sido palco de confrontos entre o exército ucraniano e os rebeldes pró-russos, que dispõe de armamento sofisticado.

Em 14 de junho, 49 ocupantes de um avião de transporte militar ucraniano morreram quando o aparelho foi abatido por forças federalistas pró-russas próximo do aeroporto de Lugansk.

PCR // APN

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.