Produção da Galp Energia aumenta quase 10% no segundo trimestre

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 jul (Lusa) -- A produção total de energia pela Galp aumentou quase 10% no segundo trimestre deste ano face ao mesmo período do ano passado, tendo atingido os 25,7 milhões de barris, anunciou hoje a empresa.

Em comunicado hoje divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a petrolífera portuguesa refere que a produção média "working interest" (bruta) aumentou 9,7% nos meses de abril a junho, face ao mesmo trimestre de 2013, mas registou uma queda em relação ao trimestre anterior.

Na comparação com os primeiros três meses deste ano, a produção da Galp Energia caiu 8,5%, na sequência da finalização, em abril, de testes de longa duração nas áreas de Lula Central e de Lula Sul, em Bacia dos santos, Brasil.

Também a produção 'net entitlement', ou seja, aquela que a Galp tem de facto direito, apresentou um crescimento, de acordo com as estimativas avançadas pela empresa.

A produção 'net entitlement' - que tem impacto integral nas contas da Galp Energia, uma vez que é a produção a que a empresa tem direito após o pagamento de imposto aos países onde as concessões se localizam -- aumentou 12,6% em relação ao mesmo trimestre de 2013, embora tenha registado uma descida de 11% face ao primeiro trimestre.

De acordo com a petrolífera, tanto o crude processado como as vendas e as exportações sofreram quedas no segundo trimestre do ano, face ao mesmo período de 2013, devido ao impacto da paragem da refinaria de Sines em março e abril passados para fazer manutenção.

Segundo as contas preliminares hoje divulgadas, o processamento de crude desceu 22,5%, as vendas diretas caíram 6,2% e as exportações foram reduzidas em 21,5%.

Já em relação ao trimestre anterior, ou seja de janeiro a março, o documento mostra um crescimento dos três valores: o crude aumentou 4,4%, as vendas diretas 4,1% e as exportações 47,3%.

A empresa adiantou ainda que as vendas de gás cresceram 25,4% relativamente ao que se registava no período homólogo de 2013, mas as de eletricidade caíram 11,4%.

Segundo a empresa, o valor médio do "dated Brent" no segundo trimestre deste ano foi de 109,7 dólares por barril, mais 7,1% do que no período homólogo de 2013 e 1,3% do que no trimestre anterior.

A Galp Energia apresenta os seus resultados referentes segundo trimestre no dia 28 de julho, sendo que os dados hoje divulgados são apenas preliminares, podendo sofrer alterações até essa data.

PMC // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.