689 condutores com excesso de álcool e 4 vítimas mortais na Operação “Ano Novo 2022” da GNR

689 condutores com excesso de álcool e 4 vítimas mortais na Operação “Ano Novo 2022” da GNR
| País
Porto Canal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) divulgou esta segunda-feira dados provisórios da Operação “Ano Novo”.

De acordo com a força de segurança, de 29 de Novembro até às 07h30 desta segunda-feira, 33. 843 condutores foram fiscalizados, dos quais 689 conduziam com excesso de álcool. Desses, 237 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l.

Foram ainda detidas 91 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.

Das 6 610 contraordenações rodoviárias detetadas, a GNR destacou: 1615 por excesso de velocidade, 458 por falta de inspeção periódica obrigatória, 198 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 107 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução e186 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Relativamente à sinistralidade rodoviária, os militares da Guarda Nacional Republicana registaram 703 acidentes, dos quais há a registar 4 vítimas mortais, 18 feridos graves e 129 feridos leves.

Em comunicado, a GNR indica que, durante a operação que termina esta segunda-feira, vai continuar a dar prioridade à fiscalização da condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, excesso de velocidade, uso indevido do telemóvel, falta de inspeção periódica obrigatória e manobras perigosas.

+ notícias: País

Pescadores podem voltar a capturar sardinhas em Portugal a partir de hoje

Os pescadores podem, a partir desta quinta-feira, voltar a pescar sardinhas em Portugal, com um limite máximo anual de 29.560 toneladas, mais de 66% da quota atribuída à Península Ibérica.

Abril termina 'recheado'. Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador

Um apostador estrangeiro arrecadou o primeiro prémio do Euromilhões desta terça-feira, que valia 166 milhões de euros, indica o departamento dos Jogos Santa Casa.

Primeiro de maio debaixo de chuva, mas bom tempo está a caminho do Norte

A chuva e o frio vão marcar o arranque do mês de maio, mas as temperaturas deverão melhorar gradualmente a partir de sexta-feira. De acordo com o Instituto de Previsão Metereológica e Atmosférica (IPMA), a semana de abertura deste mês deverá mesmo registar os 25 graus em certas zonas do país. A tendência deverá manter-se para a segunda semana.