Elevado para 162 número de vítimas palestinianas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Gaza, Palestina, 13 jul (Lusa) -- Um adolescente foi morto hoje na Faixa de Gaza num raide aéreo israelita, informaram fontes médicas, numa altura em que foi elevado a 162 o número de vítimas palestinianas.

O jovem de 14 anos foi vítima de um ataque que atingiu a sua casa, no norte da Faixa de Gaza, no sexto dia consecutivo de bombardeamentos israelitas, disse o porta-voz do ministério da saúde palestiniano, Ashraf al-Qudra.

Segundo a polícia de Gaza, 17 ataques visaram o enclave entre as 04:00 e as 05:00 (02:00 e 03:00 em Lisboa).

O número de mortos registado no sábado foi fixado em 58 pessoas, segundo a AFP.

No total, 162 pessoas morreram e 1.085 ficaram feridas na sequência dos raides aéreos israelitas iniciados na terça-feira.

A nova espiral de violência foi desencadeada após o sequestro e homicídio em junho de três jovens israelitas na Cisjordânia, um ataque que Israel atribuiu ao Hamas, seguido da morte de uma criança palestiniana queimada em Jerusalém por extremistas judeus.

Nenhuma vítima israelita foi reportada desde o início desta operação lançada por Israel.

O Hamas continua, por sua vez, a lançar regularmente projéteis contra Israel.

A atual campanha militar é descrita como a mais mortífera desde outra operação realizada em 2012, uma operação alegadamente lançada para destruir a capacidade do movimento Hamas de lançar 'rockets' contra Israel. O número de vítimas mortais foi então fixado em 177 palestinianos e seis israelitas no período de uma semana.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.