Operação ‘Nascer em segurança no SNS’. Região Norte vai manter todas as maternidades a funcionar no Natal

| Norte
Porto Canal

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) lança, esta quinta-feira, a operação ‘Nascer em segurança no SNS’, com o objetivo de promover a segurança e confiança de grávidas, crianças e profissionais de saúde do SNS.

Perante a identificação de contingências ao normal funcionamento da rede de maternidades no período no período de Natal e Ano Novo “, e de acordo com as recomendações da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos, constituída pelo Despacho n.º 7788/2022, de 17 de junho,” o SNS anunciou em comunicado à imprensa a preparação de uma “resposta articulada a nível regional para este período, garantindo-se a prestação de informação de forma proativa à população para informar sobre as melhores opções em saúde”.

Dessa forma, o SNS divulga esta quinta-feira a organização da rede de obstetrícia para o período de Natal, entre 23 a 25 de dezembro.

De acordo com a informação divulgada, na região norte irão estar a funcionar os 13 blocos de partos de forma interrupta entre 23 e 25 dezembro. Os utentes da região norte podem dirigir-se à ULS Nordeste – Bragança, ao CHTMAD – Vila Real, à 3 ULS Alto Minho – Viana Castelo, ao Hospital Braga – Braga, ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira – Guimarães, ao CH Médio Ave – Vila Nova de Famalicão, ao CHPV/VC – Póvoa Varzim, à ULS Matosinhos – Matosinhos, ao CHTS – Penafiel, ao CHUSJ – Porto, ao CHUP – Porto , ao CHVNG/E – Vila Nova de Gaia e ao CHEDV - Vila da Feira .

No Algarve verifica-se a mesma situação. Todos os blocos de partos vão manter a totalidade em funcionamento. Já em Lisboa e Vale do Tejo haverá a partilha de recursos e fechos alternados.

Na próxima semana, o SNS já garantiu que será publicada a organização das maternidades para o período de Ano Novo.

Veja aqui a lista de maternidades que irão estar em funcionamento.

+ notícias: Norte

Processo do curso de medicina na Universidade de Aveiro "não está concluído" 

A Universidade de Aveiro (UA) esclareceu esta sexta-feira que o processo de criação do mestrado integrado de medicina não está concluído, faltando a decisão final do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Temporais de inverno destroem passadiços e dunas a Norte

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) registou danos nas dunas, passadiços e outras estruturas no litoral nas zonas de Esposende e Ovar. As intervenções vão arrancar este ano e o preenchimento das praias com areia para conter a erosão costeira poderá custar milhões de euros.

Aprovado curso de Medicina na Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro (UA) foi autorizada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a abrir um mestrado integrado em Medicina, depois de uma primeira candidatura ter sido recusada, informou esta sexta-feira fonte da academia.