SPA apoia congénere angolana na gestão de direitos de autor

| País
Porto Canal / Agências

Luanda, 10 jul (Lusa) - A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) vai apoiar a congénere angolana no processo de gestão dos direitos de autor no país, de acordo com o protocolo hoje rubricado em Luanda.

O apoio resulta do entendimento entre a SPA e a União Nacional dos Artistas e Compositores de Angola (UNAC) e, de acordo com aquela entidade portuguesa, este protocolo visa a "colaboração em diversas áreas essenciais na gestão dos direitos de autor e conexos".

"A data da assinatura deste documento irá fazer história em Angola e Portugal, porque aproxima dois povos e duas culturas que tanto têm para dar entre si", sublinhou o presidente da SPA, José Jorge Letria.

O acordo envolve a criação de um sistema informático que permita à UNAC "documentar o repertório representado, cobrar e distribuir direitos", assim como a "criação de estruturas e regras de cobrança e distribuição de direitos".

A SPA vai ainda apoiar na "discussão e preparação de documentos jurídicos" e na realização de ações de formação e esclarecimento sobre direitos de autor e conexos em Angola, passando a ser reconhecida como "interlocutora privilegiada" pela congénere angolana.

A UNAC tem mais de seis mil membros e representações em onze das 18 províncias de Angola, atuando legalmente como entidade gestora de direitos de autor e conexos em Angola.

PVJ // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.