Famalicão acolhe final do campeonato nacional de F1 em miniaturas

| Desporto
Porto Canal / Agências

Famalicão, 10 jul (Lusa) -- O Museu do Automóvel acolhe, hoje e sexta-feira, a final do "campeonato nacional" de Fórmula 1 em miniaturas de bólides em madeira balsa e propulsionados a ar, informou fonte municipal.

A final nacional do "F1 in Schools" está a ser disputada por 21 equipas de outras tantas escolas do país, envolvendo mais de 130 alunos com idades entre os 9 e os 19 anos.

A equipa vencedora irá disputar a final mundial, que este ano se realiza em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Os carros, com cerca de 50 centímetros, competem numa pista com 25 metros, distância que os melhores cumprem em pouco mais de um segundo.

São propulsionados por uma botija com CO2, que dispara perante a ordem do "piloto".

Além da velocidade, o júri avalia ainda parâmetros como o design, a engenharia, o marketing e a própria apresentação do produto.

O "F1 in Schools" é considerado o maior projeto pedagógico e de empreendedorismo jovem do mundo, relacionado com a inovação e engenharia, envolvendo cerca de 40 países e mais de 1 milhão de alunos de 20 mil escolas em cada ano.

Trata-se de um desafio multidisciplinar, no qual estudantes correm com miniaturas de automóveis de F1 construídos em madeira balsa e propulsionados a ar.

O desafio inspira os estudantes a utilizarem novas tecnologias para a aprendizagem de física, aerodinâmica, conceção, construção, desenvolvimento de marcas, grafismo, patrocínios, marketing, trabalho de equipa/liderança, competências de comunicação e estratégia financeira, aplicando-as de forma prática, imaginativa e competitiva.

Este programa insere-se no projeto "Pense Indústria Nova Geração" promovido pelos centros tecnológicos de Portugal, entre os quais o CITEVE, que tem sede em Vila Nova de Famalicão.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão.

FC Porto: Mira apontada ao Sporting no Olival

Clássico da 31.ª jornada da Liga joga-se às 20h30 de domingo no Estádio do Dragão.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.