Plano Ferroviário Nacional. Novas linhas para o Grande Porto e ligação a Madrid

Plano Ferroviário Nacional. Novas linhas para o Grande Porto e ligação a Madrid
| País
Porto Canal

O grande adversário do comboio neste Plano Ferroviário Nacional (PFN) é o automóvel, mas na alta velocidade, que vai trazer a ligação a Madrid, o concorrente é o avião.

O PFN traz alterações para a rede do Grande Porto e aponta uma ligação a Madrid em três horas. Até 2050 está prevista a reabertura da Linha de Leixões, a ligação entre Campanhã e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, também a construção da Linha do Vale do Sousa, que faz a ligação entre Paços de Ferreira e Felgueiras, e ainda a ligação ferroviária até Amarante com a Linha de Trás-os-Montes. Destaque ainda para a inclusão da Linha do Vouga na rede suburbana, por Aveiro e por Espinho.

Um dos objetivos é ter comboios diretos entre o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e Aveiro e ainda entre Leixões e Ovar. Com este novo plano na estação de São Bento vai ser possível viajar de comboio suburbano para Felgueiras e para Barcelos.

Com este Plano espera-se que os distritos de Vila Real, Viseu e Bragança voltem a ser servidos pelo comboio. Vila Real e Bragança podem vir a ser afetados pela construção da nova Linha de Trás-os-Montes. Fazer a viagem Porto-Vila Real em menos de uma hora e Porto-Bragança em menos de duas é o objetivo para que a ferrovia se torne competitiva, pode ler-se no PFN. Quanto a Viseu espera-se que seja construída uma linha entre Aveiro e Vilar Formoso, como alternativa à linha da Beira Alta.

Porto Canal

O PFN, que está em consulta pública, fala ainda de mais dois sistemas ligeiros de transportes de passageiros e aponta a criação de uma rede de autocarros em via dedicada no Norte e também para o sul de Portugal.

Na região Norte este sistema de mobilidade sugere ligar Guimarães a Braga, Fafe, Felgueiras e Famalicão. Pretende ainda ter autocarros entre Famalicão e Póvoa de Varzim e Fafe e Felgueiras. Algo que pode passar, mais tarde, para um sistema de ferrovia ligeira, ou seja, metropolitano.

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.