Miguel Alves demite-se depois de acusação por prevaricação

| País
Porto Canal

O Secretário de Estado Adjunto apresentou esta quinta-feira o pedido de demissão do governo de António Costa.

A carta, endereçada ao primeiro-ministro:

Porto Canal

 

O pedido de demissão surge após ter sido divulgada, ao início da tarde desta quinta-feira, a acusação feita pelo Ministério Público relativamente ao crime de prevaricação no âmbito da Operação Teia.

A sociedade MIT - Make it Happen, Lda estará no centro da investigação do Ministério Público, nomeadamente contratos realizados com a Câmara Municipal de Caminha entre abril de 2015 e julho de 2016.

Joaquim Couto, conhecido ex-autarca do Partido Socialista em Santo Tirso, e a sua mulher, Manuela Couto, estarão, de acordo com a acusação do Ministério Público, no centro da operação de investigação.

O grupo empresarial de Manuela Couto é também suspeito de ter outras sociedades ligadas à comunicação, clipping e marketing, que terão sido beneficiadas por contratos realizados com a autarquia liderada por Miguel Alves entre setembro de 2013 e setembro de 2022.

Em atualização

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.