Jardins Efémeros instalam-se em Viseu durante 10 dias

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 10 jul (Lusa) - Mais de 150 toneladas de plantas ocupam nos próximos 10 dias o centro histórico Viseu, dando o mote ao Festival Jardins Efémeros, que arranca na sexta-feira e permanece na cidade até ao dia 20 de julho.

A invasão de toneladas de plantas, a ocupação de prédios devolutos e de não-lugares, conjugada com a vontade de lhes dar um novo sentido, através das artes, cultura e ciência, são os alicerces do Festival Jardins Efémeros, que este ano tem em carteira 283 atividades.

No dia do arranque do festival, o palco da Praça D. Duarte vai ser ocupado por Bruno Pernadas, com um concerto em que não se fixa num só estilo.

Já na Igreja da Misericórdia, Monolake vai mostrar de quantas vidas é feito um órgão de igreja, enquanto que o fecho da noite vai ser da responsabilidade do DJ Set Paulo Furtado.

De acordo com a diretora e criadora do evento, Sandra Oliveira, o programa prevê um conjunto de atividades culturais multidisciplinares, com forte linguagem experimental e contemporânea.

"Pretendemos promover a articulação entre artistas locais e internacionais, aumentando a criação e a massa crítica e contribuindo para o enriquecimento da comunidade", apontou.

A programação abrange as áreas da arquitetura, cinema, artes visuais, música, oficinas, teatro, dança, ciência, cidadania, política e mercados, tendo a rubrica do som um especial destaque, com a realização do Simpósio "Invisible Places/Sounding Cities", que tem a assinatura de Raquel Castro e a chancela da World Forum for Acoustic Ecology.

A quarta edição dos Jardins Efémeros tem como tema "Para lá do invisível" e vai reunir 205 criadores locais, nacionais e internacionais das mais diferentes áreas.

Durante a apresentação do programa, o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, realçou a dimensão internacional da programação, em particular através da oferta de concertos, performances musicais e instalações sonoras.

"Viseu será a cidade com maior intervenção artística viva do país por estes dias", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.