Tom de Festa arranca na quarta-feira em Tondela e aposta na pluridisciplinaridade

| País
Porto Canal / Agências

Tondela, 10 jul (Lusa) - A aposta na pluridisciplinaridade é a grande novidade do Tom de Festa deste ano, um dos mais antigos festivais de músicas do mundo do país, que decorre em Tondela de quarta-feira a 19 de julho, disse fonte da organização.

De acordo com o diretor da Associação Cultural de Tondela (Acert), José Rui Martins, a âncora do festival vai continuar a ser a música.

No entanto, a aposta deste ano recai na diversidade de áreas para atrair um público heterogéneo e plural.

"Para além da programação cuidada no campo musical, procuramos que se reflita a pluridisciplinaridade. Queremos que o festival seja a radiografia do que faz a própria Acert", revelou.

Em declarações à agência Lusa, o também ator da Acert explicou que em cada um dos dias do festival o público terá diferentes atrativos a cada 30 minutos, entre as 19:00 e as 22:00, altura em que têm início os concertos.

"De meia em meia hora, o público terá ao seu dispor um conjunto de atividades diversificadas, desde exposições, conferências, apresentações de livros ou mostras de filmes", descreveu.

Destaque para a atuação performativa do escultor Custódio Almeida, na tarde do dia 19 de julho, que durante umas horas irá construir uma máscara com 1,60 m, que visa sensibilizar para a temática da violência doméstica.

Ao todo, são perto de 40 atividades divididas pelos quatro dias, nas quais a música garante destaque.

"Vamos ter 11 momentos musicais, cada um deles com a sua especificidade. Chegam-nos espetáculos de seis países, mas também vamos dar enfoque ao sabor local, dando visibilidade aos artistas da região", apontou.

Na 24.ª edição do Tom de Festa, sobe ao palco, na quarta-feira, uma das lendas vivas da "world music": os "The Skatalites", da Jamaica, que cumprem 50 anos da sua fundação.

A cantora Maria João chega a Tondela a 18 de julho, juntando-se a uma base instrumental eletrónica e digital - o Fender Rhodes - e a sintetizadores de João Farinha, para além do computador e teclados de André Nascimento, trazendo arranjos completamente diferentes dos que costuma apresentar.

Destaque também para os "La Chiva Gantiva", um dos mais inovadores grupos da Colômbia, que apresenta, internacionalmente o seu mais recente álbum, intitulado "Vivo".

Para o dia 18 de julho, está agendado um concerto de tributo a Josef Kaempf, um associado da Acert que foi um ativo impulsionador da programação de jazz do Novo Ciclo Acert e, de forma particular, do Jazz'in Tondela.

A polaca Karolina Cicha, cantora e compositora reconhecida pelo seu talento de multi-instrumentista, apresenta a 19 de julho o concerto "muitas línguas", inspirado na tradição multicultural da região de Podlasie, uma das áreas de maior pluralidade cultural e étnica da Polónia.

Do Brasil surgem os "Graveola e o Lixo Polifónico", uma banda mineira perita em arte de mistura, entre o erudito, o lixo cultural, o lirismo político e a experimentação de amabilidades sonoras.

Também a 19 de julho sobe ao palco o grupo ÓSMAVATI, que promete um grande espetáculo de improvisação e interação com o público.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).