Foguetão chinês "descontrolado" obriga a suspender voos em Espanha

Foguetão chinês "descontrolado" obriga a suspender voos em Espanha
| Mundo
Porto Canal

A reentrada não controlada de um foguetão chinês na atmosfera está a afectar o espaço aéreo espanhol, na manhã desta sexta-feira. Segundo o El Mundo, a trajetória da aeronave obrigou a suspender voos em alguns aeroportos do país 'vizinho'. 

O foguetão CZ-5B vai sobrevoar, durante cerca de uma hora, o espaço aéreo espanhol, de acordo com as informações fornecidas pelos controladores aéreos, na rede social Twitter.

A Proteção Civil espanhola, por sua vez, advertiu que os voos na Catalunha estão "totalmente" restringidos durante 40 minutos, "devido ao risco associado" à passagem do objeto espacial.

A suspensão do tráfego aéreo afetará ainda os aeroportos das Ilhas Balneares, Aragão, e Navarra.

 

O dispositivo foi lançado no dia 31 de outubro, tendo sobrevoado o espaço aéreo de Grécia e de Itália. A aeronave passará ainda por Portugal, atravessando o Oceano Atlântico.

Trata-se de um módulo de 20 toneladas, que, em fricção com a atmosfera se poderá desintegrar.

De momento, apenas um voo da companhia Iberia, a partir do Porto, com destino a Madrid, terá sido cancelado, de acordo com as informações disponíveis na página da ANA - Aeroportos de Portugal.

+ notícias: Mundo

Helicóptero com Presidente iraniano a bordo despenha-se no norte do país

Um helicóptero que transportava o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, esteve este domingo envolvido num acidente no norte do país, segundo a imprensa local, que refere que o aparelho se terá despenhado.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.