FC Porto vs SL Benfica. O duelo de titãs visto à lupa

FC Porto vs SL Benfica. O duelo de titãs visto à lupa
| Desporto
Porto Canal

FC Porto e Benfica lutam, esta sexta-feira, pela liderança da I Liga de futebol, no clássico referente à 10.ª jornada do campeonato, em que os atuais campeões nacionais vão tentar impor a primeira derrota da temporada aos encarnados.

É o tão aguardado momento. Sente-se no ar o suspense e o entusiasmo de milhares de apaixonados pelo Desporto-Rei, ávidos de verem a bola rolar. 

Para muitos, um FC Porto-Benfica é mais do que um jogo: é história, é emoção e é muito mais do que uma mera partida de futebol. É rivalidade ancestral, entre Porto e Lisboa, entre norte e sul, que passa das bancadas para o campo. 

O clássico desta sexta-feira não será exceção, com um ambiente escaldante em perspetiva, a encher o Estádio do Dragão. Um verdadeiro mar azul em busca dos três pontos. 

FC Porto e Benfica vão a jogo separados apenas por três pontos, com ligeira vantagem para os encarnados, que leva 18 jogos seguidos sem perder em todas as provas e que ainda não conhece esta época o "sabor" da derrota. Já os "Dragões", que querem ascender ao topo da liga, têm sido dominante nas partidas em casa e atravessam o melhor momento da temporada. Cenário que apimenta o embate de mais logo, onde os campeões nacionais quererão, certamente, pôr fim ao início fulgurante das águias. 

Há portanto três cenários possíveis:fica tudo igual; o Benfica passa a somar seis pontos de vantagem para os azuis e brancos; ou os dragões igualam as águias no topo da tabela classificativa.

Será assim um verdadeiro duelo de titãs e o teste mais difícil a nível interno até agora, para os comandados de Roger Schmidt. 

As escolhas de parte a parte 

Do lado do FC Porto, o capitão Pepe Pepe continua entregue ao departamente médico postista, ainda sem data para o regresso e João Mário e Galeno continuam em dúvida até à hora do jogo, enquanto no Benfica o brasileiro David Neres está em dúvida, também devido a problemas físicos.

No Dragão, para o campeonato, o FC Porto tem sido demolidor, com quatro vitórias em quatro jogos, incluindo um 3-0 ao Sporting, e um 4-1 ao Braga, totalizando um registo de 15 golos marcados e apenas dois sofridos.

Por seu lado, fora de portas, o Benfica tem sido bem mais pragmático, do que os jogos em casa, com três triunfos, um empate e nenhum golo sofrido, embora apenas tenha marcado cinco. Na Luz, a equipa de Schmidt, além de somar só triunfos, marcou também 18 tentos em cinco encontros.

 

 

 

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

Ezequiel Mena: "É uma final para nós"

A 26.ª e última jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins vai levar o FC Porto até ao Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, onde defronta a Juventude Pacense (sábado, 18h00, FC Porto TV/Porto Canal). Na projeção de um encontro “muito importante” para os Dragões, Ezequiel Mena apelou ao foco do coletivo portista para manter a liderança, “que tanto conta para o Play-off”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder isolado, com 62 pontos, mais um do que a Oliveirense, segunda classificada. A Juventude Pacense, por sua vez, segue na nona posição, com 26.

FC Porto (Sub-16): Uma mão cheia de Dragões na seleção de sub-16

Há cinco jogadores do FC Porto na mais recente convocatória da seleção nacional de Sub-16: o defesa Salvador Gomes e os avançados Duarte Cunha, João Pereira, Rúben Barbosa e Tomás Peixoto são os Dragões chamados por Bino Maçães.