Fitch revê em alta 'ratings' da dívida subordinada e das acções preferenciais do BCP

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 jul (Lusa) -- O Banco Comercial Português (BCP) anunciou hoje que a agência de notação financeira Fitch reviu em alta as avaliações da dívida subordinada e das ações preferenciais após o aumento de capital de 2,25 mil milhões de euros.

A Fitch passou, na sexta-feira, a notação de dívida subordinada 'Lower Tier 2' [dívida subordinada de longo prazo] de 'B-' para 'B+' e reviu igualmente em alta da notação de ações preferenciais de 'CC' para 'B-'.

A avaliação de viabilidade do banco (na qual a Fitch analisa a credibilidade de um emitente) passou, por sua vez, de 'b' para 'b-'.

De acordo com a Fitch, refere a nota do BCP enviada hoje de manhã à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a atual alteração reflete essencialmente o impacto do anúncio do aumento de capital de 2,25 mil milhões de euros e já totalmente subscrito.

A operação, de acordo com a agência de notação, "reforça a posição de capital 'core' do BCP e os progressos adicionais na execução do seu plano de reestruturação".

ICO // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Marca romena lidera venda de carros em Portugal pela primeira vez este ano

A marca romena, do grupo Renault, foi quem mais carros vendeu em Portugal no mês de abril. A Dacia vendeu 1.484 novos veículos subindo ao pódio das vendas no quarto mês do ano. Em segundo lugar está a Mercedes-Benz, com 1.375 novas matrículas e no terceiro posto a Volkswagen, com 1.291 automóveis vendidos.

Más notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas alterações

A taxa Euribor subiu hoje a três, a seis e a 12 meses face a terça-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.