Trabalhadores da Controlinveste em greve a 11 de Julho

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 jul (Lusa) -- Os trabalhadores da Controlinveste estarão em greve no dia 11 de julho, como forma de luta contra o despedimento coletivo de 140 trabalhadores no grupo de comunicação social, anunciou hoje o Sindicato dos Jornalistas.

"O Sindicato dos Jornalistas (SJ) e os sindicatos representativos dos restantes trabalhadores no Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Notícias Magazine, O Jogo, TSF e Global Imagens apresentaram à Controlinveste pré-avisos de greve para o próximo dia 11 de julho, como forma de luta contra o despedimento coletivo desencadeado contra 140 trabalhadores, 64 dos quais jornalistas", refere o sindicato em comunicado.

O pré-aviso de greve foi apresentado também pelos sindicatos dos Trabalhadores de Telecomunicações (STT) e dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras (SITE Norte e Centro, Sul e Ilhas).

A greve é de 24 horas, pelo que "os jornalistas cujos horários de trabalho se iniciem antes das 00:00 ou terminem depois das 24:00 do dia 11 de julho paralisarão por todo o período de trabalho, desde que o mesmo seja maioritariamente prestado nesse dia", explica o SJ.

Os jornalistas exigem a "suspensão dos processos de despedimento e a discussão de alternativas que preservem os projetos editoriais e os postos de trabalho" e sublinham que o pré-aviso de greve "não prejudica a inteira disponibilidade do SJ e dos representantes dos jornalistas para o diálogo".

Os jornalistas do grupo consideram que este despedimento coletivo representa uma "redução dramática na força de trabalho das várias redações" e recusam vir a ser substituídos por trabalhadores "precários ou estudantes em situação de estágio curricular".

Os trabalhadores recordam que "têm demonstrado uma inigualável dedicação e um empenho exemplar no seu trabalho" e mostram-se disponíveis, "dentro de limites aceitáveis", para esforços redobrados no sentido do fortalecimento dos projetos editoriais em que trabalham".

SYP//CSJ

Lusa/fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.