Cooperativa Dolmen inaugura centro interpretativo e loja de turismo em Amarante

| Norte
Porto Canal / Agências

Felgueiras, 02 jul (Lusa) - A Cooperativa Dolmen, que compreende autarquias e entidades privadas do Baixo Tâmega e Douro Sul, vai inaugurar na quinta-feira, em Amarante, um centro interpretativo e uma loja de turismo, anunciou hoje a organização.

O espaço designa-se "Espaço Douro & Tâmega" e situa-se no centro de Amarante, junto a uma das principais unidades hoteleiras da cidade.

Segundo a cooperativa, o novo equipamento "constitui um marco estratégico da afirmação do território nos planos local, regional e nacional".

A Cooperativa Dolmen é a entidade que executa o Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) no Baixo Tâmega.

Para os visitantes, está a ser preparada uma loja destinada à promoção e venda de produtos da região, nomeadamente os vinhos verdes, o artesanato e a doçaria do território.

Os turistas encontrarão, nas novas instalações, informação diversificada sobre oferta hoteleira, gastronomia, itinerários e património natural e arquitetónico da região banhada por aqueles dois rios internacionais.

No novo espaço, estarão informações de Amarante, Baião, Cinfães, Marco de Canaveses, Penafiel e Resende, concelhos que compõem o designado "Douro Verde".

O espaço comportará também instalações destinadas aos serviços técnicos da cooperativa e um centro de informação da Rota do Românico.

A Dolmen disponibilizará ainda nas suas instalações de Amarante um auditório para a realização de conferências, ações de divulgação e formação.

A cooperativa sublinha o "caráter de multifuncionalidade" do "Espaço Douro & Tâmega".

A Dolmen também tem instalações em Baião e Marco de Canaveses.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.