TAP vai reforçar rota Porto-São Paulo com mais dois voos semanais diretos

| Economia
Porto Canal

A cidade do Porto vai ter mais duas ligações semanais diretas para São Paulo. Apesar disso, o número de aviões da companhia aérea portuguesa que parte do aeroporto Francisco Sá Carneiro continua a ser uma minoria. Para a presidente executiva da TAP o local estratégico continua a ser o aeroporto de Lisboa, mesmo tendo que lidar com o caos dos cancelamentos vivido nesta altura.

Em declarações aos jornalistas, durante o voo para São Paulo, Christine Ourmières-Widener, avançou ainda que a TAP tem “o compromisso de ligar o Porto a outros destinos como o Rio de Janeiro ou Nova Iorque”.

Apesar disso a presidente executiva da transportadora aérea nacional afirma que o Porto não é prioridade a longo prazo, continuando de olhos postos em Lisboa.

O aeroporto da Portela continua, no entanto, a viver uma situação de caos com atrasos, cancelamentos e longas filas de espera. A previsão era de que a situação viesse a piorar no mês de agosto, mas a CEO da TAP garante agora que “o pico foi atingido no início de julho e que se manterá estável até ao próximo inverno”. Em breve deverão ser agendadas novas reuniões com os vários sindicatos na tentativa de estabilizar o problema da falta de tripulação, avança também a responsável pela companhia.

Ainda quente está também a polémica do novo aeroporto de Lisboa. Para Christine Ourmières-Widener “qualquer decisão do governo será bem-vinda”. Questionada pelo Porto Canal sobre um possível investimento no aeroporto do Porto para colmatar as necessidades da capital, a presidente executiva da TAP diz que não sabe se esse é sequer um cenário em cima da mesa. Apesar disso, afirma que o aeroporto Francisco Sá Carneiro é, de facto, “um dos melhores”.

De recordar que a TAP tem em marcha um plano de restruturação, que segundo a líder da transportadora aérea nacional “foi cumprido nos primeiros seis meses”. Christine Ourmières-Widener aponta 2025 como meta “para que a TAP seja uma companhia economicamente sustentável.

+ notícias: Economia

Ministro da Agricultura admite que Banco de Fomento não está a corresponder 

O Ministro da Agricultura e das Pescas diz que o Banco de Fomento não tem a utilidade que devia ter.
Apesar da crítica, José Manuel Fernandes espera que, no futuro, venha a ser um instrumento mais vantajoso, lembrando que é importante executar os fundos europeus para que não haja cortes orçamentais nos próximos anos.

Eis a chave do Euromilhões. Saiba se é o feliz contemplado

Já são conhecidos os números que compõem a combinação do Euromilhões desta sexta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.