AICEP diz que voo direto para Bogotá deverá dar "um forte impulso" às exportações

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 jul (Lusa) - O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho, disse hoje que o início de voos da TAP para Bogotá deverá dar "um forte impulso" ao aumento das exportações para a Colômbia.

"Com o início dos voos da TAP para Bogotá", que arrancam hoje "com uma oferta de quatro frequências semanais, estima-se que haja um forte impulso no aumento das exportações e investimento, incluindo ao nível do turismo", disse Miguel Frasquilho.

"A Colômbia é um mercado que oferece muitas oportunidades e que tem suscitado grande interesse por parte das empresas portuguesas", referiu o presidente da AICEP, adiantando que, "nos últimos anos, o número de empresas exportadoras portuguesas para a Colômbia mais do que duplicou e as exportações aumentaram de forma significativa, atingindo 40,6 milhões de euros em 2013", uma subida de 46,2% face a 2012.

"Esta tendência tem-se acentuado, já que entre janeiro e abril deste ano, as exportações cresceram 108,8% face a igual período do ano anterior. A presença de empresas portuguesas na Colômbia também cresceu de forma muito significativa nos últimos dois anos, existindo já cerca de 30 empresas nacionais a operar em diversos setores de atividade", acrescentou.

"A ligação aérea direta entre Lisboa e Bogotá é mais um marco importante no estreitar do relacionamento existente entre os dois países", sublinhou o presidente da AICEP.

Questionado sobre se esta ligação aérea direta poderá contribuir para reforçar as relações bilaterais, Miguel Frasquilho lembrou que nos últimos anos "tem vindo a ser feito um trabalho de aproximação muito forte entre os dois países, através de diversas visitas de Estado e missões empresariais".

Com o objetivo apoiar a internacionalização das empresas portuguesas no mercado colombiano, a AICEP abriu em maio de 2012 uma representação no país.

Além disso, também foram criadas a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana, com sede em Lisboa e, em 2013, a Câmara de Comércio Colômbia-Portugal, em Bogotá, referiu.

"A entrada em vigor do acordo multipartido UE/Colômbia, no passado dia 1 de agosto de 2013, facilita o acesso das empresas portuguesas ao mercado colombiano, em termos de exportações de bens e serviços", por isso, "é nossa convicção que esta nova ligação aérea direta permitirá reforçar as relações bilaterais entre os dois países", concluiu.

ALU// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.