Tribunal saudita condena a prisão 7 pessoas por incitar a manifestação no Facebook

| Mundo
Porto Canal / Agências

Cairo, 30 jun (Lusa) -- Um tribunal da Arábia Saudita condenou sete pessoas a penas de prisão de cinco a dez anos por incitarem manifestação e alteração da ordem pública através da rede social Facebook, informou hoje a organização não-governamental Human Rights Watch.

De acordo com a HRW, citada pela Efe, um tribunal criminal especializado emitiu no passado dia 24 as sentenças, que incluem ainda a proibição dos condenados, todos eles sauditas, viajarem para o estrangeiro.

Os sete homens foram detidos em setembro de 2011 e julgados pelo tribunal, uma instituição polémica criada em 2008 para julgar casos de terrorismo.

Durante o processo, de acordo com a HRW, os sete homens foram acusados de incitar aos protestos, de se manifestarem ilegalmente, de quebrar a lealdade para com o rei saudita Abdalá bin Abdelaziz, e de promover essas ideias através do Facebook.

"Mandar gente para a prisão por comentários pacíficos no Facebook envia uma mensagem de que não há segurança para falar na Arábia Saudita, incluindo nas redes sociais", afirmou o subdirector da HRW para o Médio Oriente, Joe Stork.

A organização pediu à chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, que condene a sentença perante os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países do Golfo, com quem hoje se reuniu em Manama, capital do Bahrein.

APL // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.