Sobe para 16 número de mortos em desabamento de edifício no sul da Índia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nova Deli, 30 jun (Lusa) -- O número de mortos na sequência do desabamento, este sábado, de um edifício no sul da Índia subiu para 16, mas há ainda um número indeterminado de pessoas debaixo dos escombros, disse hoje fonte oficial à agência Efe.

O edifício de 11 andares, que se encontrava em construção, desabou ao início da tarde de sábado no bairro de Mugalivakkam, nos arredores de Chennai, após chuvas torrenciais.

"O número de mortos aumentou para 16. Resgatámos 26 pessoas mas ainda há pessoas presas" nos escombros, disse M.K Verma, comandante da Força da Resposta a Desastres Nacionais, organismo que coordena as operações de salvamento.

Nas previsões do mesmo responsável, será preciso pelo menos mais um dia para remover os escombros e determinar o número de vítimas mortais.

A dirigente do estado indiano de Tamil Nadu, J. Jayalalithaa, afirmou, no domingo, que no momento do colapso havia 72 pessoas no imóvel.

Até ao momento, a polícia deteve seis pessoas, acusadas de homicídio involuntário, incluindo o proprietário do prédio, o seu filho e dois engenheiros.

Este tipo de acidente é frequente na Índia, com o precário estado das infraestruturas, a falta de manutenção e a corrupção a serem apontadas como as principais causas.

No mesmo dia do colapso em Chennai, pelo menos dez pessoas morreram, incluindo três crianças, e mais de uma dezena ficaram feridas, em Nova Deli, na sequência do desabamento de um edifício residencial alegadamente ilegal.

DM (ROC) // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.