Sismo no Afeganistão faz quase mil mortos e mais de 600 feridos. Números continuam a aumentar

Sismo no Afeganistão faz quase mil mortos e mais de 600 feridos. Números continuam a aumentar
| Mundo
Porto Canal

O número de mortos causados pelo sismo de 5,9 na escala de Richter que afetou o leste do Afeganistão subiu para 920, segundo avançam as agências noticiosas internacionais, que avança com 610 feridos. O número de vítimas está a ser avaliado e pode aumentar.

 

O sismo foi registado hoje a cerca de 46 quilómetros da cidade de Khost, perto da fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que também relatou um tremor secundário de 4,5 de magnitude.

Imagens partilhadas nas redes sociais mostram várias casas destruídas, enquanto o governo talibã já iniciou os esforços de resgate enviando ajuda, helicópteros e material médico.

De acordo com a agência sismológica europeia EMSC o abalo foi sentido ao longo de 500 quilómetros por 119 milhões de pessoas no Afeganistão, no Paquistão e na Índia.

O serviço geológico dos Estados Unidos (USGS) indicou que o sismo, com uma magnitude de 5,9, ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros, pelas 04:30 TMG (05:30 em Lisboa), perto da fronteira com o Paquistão.

Em meados de janeiro, um sismo de 5,3 graus de magnitude abalou o noroeste do Afeganistão, matando pelo menos 26 pessoas, segundo dados da ONU, e destruiu 800 casas em diferentes distritos da província de Badghis.

Também em outubro de 2015, um sismo de magnitude 7,7 com epicentro no extremo nordeste do país causou mais de 100 mortos no Afeganistão e quase 300 mortos no vizinho Paquistão, onde mais de 2.000 também ficaram feridos.

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.