Filipinas sob alerta face a ameaça terrorista

| Mundo
Porto Canal / Agências

Manila, 29 jun (Lusa) -- As Filipinas reforçaram hoje a segurança em pontos-chave e zonas públicas em algumas regiões do conflituoso sul do país, na sequência de uma ameaça terrorista, informou a polícia.

A polícia nacional das Filipinas indicou ter recebido informações fidedignas sobre "uma eventual ameaça terrorista" na ilha de Mindanao, no sul do país, particularmente em Davao, a terceira maior cidade com mais de dois milhões de habitantes.

Todas as forças policiais das Filipinas foram alertadas para "intensificarem as operações de segurança contra uma eventual infiltração de supostos membros dos referidos grupos relacionados com a ameaça", informou a polícia nacional em comunicado.

Na nota oficial, as autoridades filipinas não mencionam a natureza do eventual ataque nem identificam qualquer grupo.

A ameaça surge numa altura em que a minoria muçulmana do país de maioria católica inicia o mês sagrado do Ramadão e dois semanas depois de a polícia ter capturado Khair Mundos, um dos homens mais procurados do país, pertencente ao grupo Abu Sayyaf, um dos vários grupos islamitas armados que operam no sul das Filipinas.

Criado nos anos 1990, o Abu Sayyaf, é apontado como tendo ligações à Al-Qaida e integra a lista das organizações terroristas elaborada pelos Estados Unidos.

Khair Mundos figura como um dirigente chave e angariador de fundos do grupo, ao qual é atribuída a autoria dos piores ataques terroristas do país, incluindo um atentado à bomba, em 2004, na baía de Manila, que resultou em mais de cem mortos.

O exército filipino disse ainda estar à procura de Abdel Basit Usman, que também integra a lista de terroristas elaborada por Washington.

Abdel Basit Usman foi dado como morto, em 2010, na sequência de num ataque de 'drone' norte-americano no Paquistão, mas novas provas vieram demonstrar que se encontra vivo e escondido na comunidade militante em Mindanao.

As Filipinas e os Estados Unidos ligam Usman ao Abu Sayyaf mas também ao Jemaah Islamiyah, grupo apontado como o braço da Al-Qaida no Sudeste Asiático, ao qual foi atribuída a autoria de uma série de atentados, incluindo o perpetrado em Bali em 2002, que matou mais de 200 pessoas, na sua maioria turistas estrangeiros.

DM (FV) // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.