França/Eleições: Taxa de participação de 38% a meio da tarde, sem atingir recorde de abstenção

| Política
Porto Canal com Lusa

A taxa de participação na segunda volta das eleições legislativas francesas foi hoje de 38,11% até às 17:00 horas locais, o que significa uma taxa particularmente baixa, mas sem atingir o recorde das eleições anteriores há cinco anos.

O Ministério do Interior, que tornou públicos estes dados, afirmou em comunicado que estes 38,11% são inferiores aos 39,42% que tinham sido apurados na mesma altura do passado domingo, na primeira volta das eleições legislativas.

No entanto, está acima dos 35,33% registados às 17:00 horas na segunda volta das eleições legislativas de 2017.

Há que ter em conta que nessa segunda volta de 2017, registou-se um máximo histórico na abstenção deste tipo de eleição em França, fixando-se em 57,36%.

As assembleias de voto encerram esta tarde às 18:00 horas nas zonas rurais e nas pequenas cidades, enquanto nas grandes cidades permanecerão abertas até às 20:00 horas, hora a que serão divulgadas as primeiras sondagens.

Os eleitores franceses deslocam-se hoje às urnas para votar na segunda volta das eleições legislativas, com a possibilidade de imporem uma coabitação ao Presidente da República, Emmanuel Macron, algo que não acontece desde 2002.

De acordo com os resultados finais da primeira volta, divulgados em 13 de junho, a coligação Ensemble!, de Emmanuel Macron, obteve 5.857.557 votos (25,75%), seguida de perto pela coligação de esquerda Nova União Popular Ecologista e Social (Nupes), com 5.836.116 votos (25,66%). Significa que apenas 21.441 votos separam as duas coligações.

Segundo os dados do Ministério do Interior de França, em terceiro lugar ficou a União Nacional, de Marine Le Pen, extrema-direita, com 4.248.600 votos (18,68%).

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.