Apagão na Venezuela afeta pelo menos 18 Estados

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 28 jun (Lusa) - Pelo menos 18 dos 23 Estados da Venezuela ficaram sexta-feira às escuras na sequência de uma falha nos cabos de alta tensão, que ocasionou o terceiro grande apagão ocorrido em 10 meses no país.

Em declarações ao canal estatal Venezuelana de televisão, o ministro de Energia Elétrica, Jesse Chacón, explicou que o apagão ocorreu na sequência de uma avaria em La Arenosa (centro), que fez cair 765 Kva de transmissão dos cabos de alta tensão e afetando os Estados centrais, ocidentais e as regiões Capital e de Los Andes.

A imprensa local noticia que a falha afetou os Estados de Miranda, Arágua, Carabobo, Lara, Zúlia (Maracaibo), Falcón, Mérida, Táchira, Trujillo, Cojedes, Guárico, Anzoátegui, Sucre, Portuguesa, Bolívar, Amazonas, Vargas e o Distrito Capital, alguns deles com intermitências no serviço.

Em Caracas, a falha elétrica interrompeu por duas vezes uma transmissão televisiva com o chefe de Estado, em direto desde o palácio presidencial de Miraflores, por ocasião do Dia do Jornalista.

"Parece que há problemas com o serviço elétrico nalguns lugares do país. Vamos investigar o que está ocorrendo", disse o Presidente Nicolás Maduro.

O apagão provocou o congestionamento de tráfego na cidade de Caracas, onde o Metropolitano paralisou temporariamente, os serviços fecharam, tal como as partidas de comboio para Charallave (sul de Caracas).

Vários utilizadores de telemóvel queixaram-se de falhas no serviço de dados e voz das operadores privadas de telefonia móvel, Digitel e Movistar.

O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, e também presidente da telefónica estatal Cantv, confirmou que houve uma "afetação mínima" nos serviços estatais de telefonia fixa e móvel, que abrangeu 19.000 usuários.

O apagão ocorreu pelas 15:00 horas locais (20:30 horas em Lisboa) e cinco horas mais tarde encontrava-se restabelecido em 67% do país, registando no entanto, segundo as rádios locais, falhas intermitentes nalgumas localidades.

Desde há vários anos que os venezuelanos se queixam de falhas elétricas no país.

Este é o terceiro grande apagão que ocorre nos cabos de alta tensão, entre San Gerónimo e La Arenosa, o primeiro deles ocorreu a 3 de setembro de 2013 e afetou 11 Estados do país, durante duas horas.

O segundo teve lugar a 2 de dezembro desse mesmo ano e deixou às escuras 19 dos 23 Estados do país, durante pelo menos seis horas.

FPG // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.