Número de mortos na mais recente onda de violência no Darfur sobe para mais de 125

| Vida e futuro
Porto Canal com Lusa

Cartum, 14 jun 2022 (Lusa) - A violência na região de Darfur, no Sudão, fez pelo menos 125 mortos na última semana, anunciou hoje a Organização das Nações Unidas, explicando que as mortes resultaram de uma disputa de terras entre tribos árabes e africanas.

De acordo com o gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), a violência surgiu devido a uma disputa de terras na cidade de Kulbis, no Darfur Ocidental, e fez 100 mortos na tribo africana Gimir e mais 25 entre os árabes.

Dos confrontos resultaram também mais 130 feridos, a maioria africanos.

O OCHA disse ainda, citado pela agência de notícias Associated Press, que pelo menos 25 aldeias na área de Kulbus foram atacadas, saqueadas e queimadas, o que forçou pelo menos 50 mil pessoas a fugirem das suas casas nas províncias do Darfur Ocidental e Norte, para onde os confrontos se espalharam.

A região de Darfur tem sido palco de um aumento nas tensões intercomunitárias, apesar do histórico acordo de paz de outubro de 2020 com vários grupos rebeldes, que visou acabar com os combates que eclodiram em 2003, que provocaram pelo menos 300.000 mortos e mais de 2,5 milhões de deslocados.

O ex-presidente Omar al-Bashir - derrubado por um golpe de Estado dos militares em abril de 2019 -, assim como outros altos funcionários durante o seu regime, são visados pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por supostos crimes de guerra e crimes contra a Humanidade no quadro deste conflito.

As autoridades militares do Sudão indicaram em maio que os últimos confrontos intercomunitários na área, que causaram deixaram mais de 200 mortos, foram "planeados" por pessoas que "conspiram" contra o país.

O vice-presidente do Conselho Soberano de Transição, Mohamed Hamdan Dagalo, disse que os acontecimentos serão investigados "com transparência".

O próprio Dagalo, popularmente conhecido como 'Hemedti', reconheceu em maio o fracasso das autoridades perante a onda de violência, que teve o epicentro em Kereinik, mas também afetou a capital do Darfur ocidental, El Geneina.

MBA (EL) // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Vida e futuro

Equipa de Andebol do FC vence Sanjoanense por 48-22

O FC Porto continua a somar por vitórias todos os jogos realizados no Andebol 1 depois de bater neste domingo a Sanjoanense (48-22), no Dragão Arena, na sétima jornada da prova. Os Dragões passam a contabilizar 21 pontos e mantêm a liderança do campeonato.

Vai ser mais fácil comprar materiais de construção. Chega a Portugal a Habitium.pt

O setor das remodelações ganha agora uma nova vertente com a chegada da loja online europeia Habitium.pt, uma loja especializada em todo o tipo de produtos necessários para remodelar a sua casa e jardim, com preços muito acessíveis. O seu sucesso é devido principalmente à venda de produtos de qualidade a preços baixos e com envios gratuitos, tanto para particulares como para profissionais.

COVID-19: Que futuro para o investimento na bolsa?

Algumas empresas, como a Apple, alertaram os investidores para a possibilidade de o COVID-19 ter impactos negativos nas vendas dos seus produtos, afirmando ainda que muito dificilmente iriam alcançar as metas do primeiro trimestre de 2020.