Investimento da China no exterior quase duplicou nos últimos cinco anos

| Economia
Porto Canal / Agências

Pequim, 25 jun (Lusa) - O investimento externo da China quase duplicou nos últimos cinco anos, somando 101 mil milhões de dólares (74,2 mil milhões de euros) em 2013, segundo números divulgados na imprensa oficial.

País em vias de desenvolvimento que atrai mais capitais externos - 123,9 mil milhões de dólares (91 mil milhões de euros) em 2013 - a China já é também um dos três maiores investidores fora das suas fronteiras, juntamente com os Estados Unidos e o Japão, indica um relatório da Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento Mundiais.

Em 2013, o investimento da China no estrangeiro cresceu 15% em relação ao ano anterior e deverá crescer ainda mais, aproximando-se do montante de capitais externos atraídos pelo país, que continua a aumentar, mas a ritmo inferior (2,3%), preveem peritos citados pelo jornal China Daily.

Segundo o referido relatório, em 2008, a China atraiu investimentos de 108 mil milhões de dólares (79,38 mil milhões de euros) e investiu 55,9 mil milhões de dólares (41 mil milhões de euros) no exterior.

AC // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.