Contas externas de Portugal com saldo positivo de 249 ME até Abril

Contas externas de Portugal com saldo positivo de 249 ME até Abril
| Economia
Porto Canal

As contas externas de Portugal registaram um saldo positivo de 249 milhões de euros até abril, menos 425 milhões do que no período homólogo, segundo o Banco de Portugal.

De acordo com o boletim estatístico de junho hoje publicado pelo banco central - apesar de ter passado de um défice de 82 milhões no primeiro trimestre para um excedente de 249 milhões nos quatro primeiros meses do ano - no final de abril de 2014, o saldo externo de Portugal era inferior em 425 milhões de euros ao registado no mesmo período de 2013, altura em que chegou aos 674 milhões de euros.

A balança corrente teve um défice de 816 milhões de euros nos primeiros quatro meses do ano, o que compara com um défice de 32 milhões de euros no período homólogo.

A balança de capital, a outra componente do saldo externo, registou um excedente de 1.065 milhões de euros entre janeiro e abril deste ano, depois de ter registado um saldo positivo de 705 milhões de euros nos mesmos meses de 2013.

No final do ano passado, o saldo das contas de Portugal com o estrangeiro chegou aos 4.293 milhões de euros, um aumento face ao saldo de 539 milhões de euros, registado em 2012.

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.