População de Pequim aumentou quase meio milhão em apenas um ano

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 19 jun (Lusa) - A população do município de Pequim aumentou quase meio milhão no ano passado, excedendo os 21 milhões de habitantes, indicam estatísticas divulgadas na quarta-feira pelo governo municipal.

No final de 2013, a capital chinesa tinha 21,15 milhões de habitantes, mais 455.000 do que um ano antes, e mais de um terço (38%) do total correspondia a trabalhadores migrantes, oriundos de outras regiões do país.

Os números traduzem a rápida urbanização em curso na China, um processo que atrai anualmente às cidades do país mais de dez milhões de pessoas.

Como Xangai, Tianjin e Chongqing, o município de Pequim tem o estatuto de uma província. É também de um dos maiores, com uma área equivalente a mais de metade da Bélgica.

O mais densamente povoado é o Xangai, a "capital económica" da China, com mais de 24 milhões de pessoas concentradas numa área de 6.340 quilómetros quadrados (apenas cerca de 1.000 quilómetros quadrados mais do que o Algarve).

AC // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.