Encontrado conjunto de poemas inéditos de Pablo Neruda

| Mundo
Porto Canal / Agências

Barcelona, 18 jun (Lusa) -- Mais de vinte poemas inéditos do poeta chileno Pablo Neruda foram encontrados durante uma revisão dos arquivos do autor e vão ser publicados no final deste ano na América Latina, segundo informou hoje a editoral Seix Barral.

De acordo com a informação fornecida pela editora à agência EFE, os poemas foram encontrados pela Fundação Pablo Neruda numas caixas que continham manuscritos das obras do poeta e Prémio Nobel da Literatura.

A publicação deste material inédito de Neruda, o mais importante achado até agora do poeta, vai coincidir com o 110.º aniversário do seu nascimento e o 90.º aniversário da publicação de "Vinte poemas de amor e uma canção desesperada".

Para a editora Seix Barral, a certificação da autoria dos poemas encontrados torna esta descoberta na "maior da literatura latino-americana dos últimos anos" e num "acontecimento literário de importância universal".

A relevância deste achado está também, segundo a editora, no facto de os poemas encontrados terem sido escritos depois de "Canto geral" (1950), na época de maturidade de Pablo Neruda.

Neftalí Ricardo Reyes Basoalto (Pablo Neruda) nasceu a 12 de julho de 1904 no Chile e morreu em 1973, dois anos depois de ter sido galardoado com o Prémio Nobel da Literatura.

ARP // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.