Descoberta na Rússia pepita de ouro com 6,6 quilos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Moscovo, 18 jun (Lusa) - Uma pepita de ouro com quase sete quilos, batizada como "A orelha do diabo", foi descoberta num jazigo de ouro na região de Irkutsk, na Sibéria, Rússia, informou hoje a imprensa local.

A pepita, que pesa 6.664 gramas foi encontrada na sexta-feira passada, "em vésperas de lua cheia", assinala um comunicado da administração do distrito Bodaybinski, onde se encontra a empresa Ugakhan, proprietária do jazigo.

No comunicado acrescenta-se que o nome da pepita deve-se ao seu peso, que "alude ao misticismo dos três seis seguidos, e pela sua forma, que se assemelha a uma orelha pontiaguda", atributo de "criaturas diabólicas".

Inicialmente as máquinas de filtragem colocaram a pepita no lixo, por não terem detetado a presença de ouro na pedra, mas um dos operários da empresa reparou no pedaço de ouro.

De acordo com os trabalhadores, "as pepitas deste tamanho costumam estar acompanhadas por outras similares", razão pela qual esperam encontrar materiais do género.

O jazigo de Ugakhan caracterizava-se, até à data, por não conter grandes quantidades de ouro.

JZE/APN// APN

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.