Um piloto morreu no Campeonato Nacional de Asa Delta no Fundão

| Desporto
Porto Canal / Agências

Fundão, 16 jun (Lusa) - Um homem morreu hoje no Fundão na sequência de um acidente com uma asa delta, que era pilotada pelo próprio, no Campeonato Nacional de Asa Delta Open Serra da Gardunha 2014, disse fonte da organização.

Em declarações à agência Lusa, o chefe de segurança da prova, Luís Emauz, explicou que o piloto, cuja idade rondará os 35 a 40 anos, fazia parte dos 27 participantes inscritos e integrava uma equipa de Israel.

Este responsável adiantou também que acidente ocorreu "pouco antes das 15:30, na fase final do voo, já durante a aterragem", e que, apesar de as causas do acidente ainda não estarem apuradas, este "não terá tido origem nem em falha técnica da aeronave, nem nas condições climatéricas, que estão favoráveis para a prática" da modalidade.

"O que sabemos é que a cerca de 10 metros do local de aterragem, o piloto embateu numa árvore, já não conseguindo chegar ao local previsto. Basicamente ficou do outro lado da estrada", explicou.

Luís Emauz garantiu que será aberto um inquérito ao sucedido, que "em princípio deverá ser realizado pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA)" e que o campeonato foi imediatamente cancelado.

O Open Serra da Gardunha era organizado em colaboração pela Câmara Municipal do Fundão e pelo Clube Nacional de Voo Livre e pela Associação de Voo Livre de Sintra, sob a égide da Federação Portuguesa de Voo Livre e da Federação Aeronáutica Internacional.

CYC // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.