China anuncia taxas 'anti-dumping' sobre químico importado da União Europeia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 27 jun (Lusa) -- A China vai impor tarifas 'anti-dumping' sobre um produto químico importado da União Europeia, a toluidina, anunciou hoje o Ministério do Comércio chinês.

A medida, que entra em vigor a partir de sexta-feira, é a mais recente no âmbito de uma série de disputas comerciais entre Pequim e Bruxelas.

A toluidina é um produto usado designadamente no fabrico de corantes, medicamentos e pesticidas.

Aos fabricantes da União Europeia serão cobradas taxas de até 36,9 %, à exceção da alemã Lanxess, a qual será imposta pelas autoridades chinesas uma tributação de apenas 19,6 %, precisou o ministério.

Pequim abriu há um ano uma investigação sobre a alegada prática de 'dumping' -- venda de produtos abaixo do seu preço de custo -- de toluidina proveniente do bloco europeu na China.

A taxa de 'antidumping' vai ser cobrada durante cinco anos, indicou o ministério num comunicado citado pela AFP, em que se aponta que a indústria chinesa sofreu danos materiais.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.