Igreja dos Clérigos terá acesso a pessoas com mobilidade reduzida e concertos diários

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 12 jun (Lusa) -- A "renovada" Igreja dos Clérigos, no Porto, terá acessos para pessoas com mobilidade reduzida e concertos diários de órgão que, numa primeira fase, se realizarão entre a Semana Santa e o mês de setembro.

"O acesso à Igreja dos Clérigos tinha obstáculos físicos que não permitiam que pessoas com mobilidade reduzida, deficiência ou idade avançada pudessem desfrutar do património, mas com as obras esse problema fica resolvido", afirmou o presidente da Irmandade dos Clérigos, padre Américo Aguiar.

Falando no final de uma visita às obras de reabilitação da Igreja dos Clérigos, o padre Américo Aguiar frisou ser "muito importante" que um dos ex-líbris do Porto seja exemplo na eliminação de barreiras no acesso aos cidadãos.

Depois de terminada a obra, a entrada dos visitantes na Igreja dos Clérigos será feita pela porta da Rua da Assunção, onde estará disponível um elevador e rampas de acesso a pessoas com mobilidade reduzida, permitindo-lhes visitar os quatro pisos do edifício.

Outra das novidades na Igreja dos Clérigos será a realização de concertos diários de órgão, sempre à mesma hora, para proporcionar uma oferta cultura diferente aos turistas, afirmou o padre Américo Aguiar.

Numa primeira fase, os concertos serão entre a Semana Santa e o mês de setembro, mas o objetivo é realizá-los o ano inteiro.

"Mais do que a celebração eucarística, queremos fortalecer a oferta cultural", disse.

A intervenção representa um investimento total de 2,6 milhões de euros, comparticipados em 1,7 milhões pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), cabendo os restantes 800 mil euros à Irmandade dos Clérigos, com recurso a financiamento do programa Jessica.

A inauguração está marcada para 12 de dezembro, às 12:00, exatamente 235 anos depois da primeira inauguração do monumento.

Para o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Emídio Gomes, que também participou na visita, as obras na Igreja dos Clérigos são um "excelente e importante" investimento para a promoção do Porto como destino turístico.

O investimento na Igreja dos Clérigos é "modesto" face à "enorme intervenção" que está a ser feita, considerou.

"Convencidos e convictos que fizemos um investimento muito bom para a cidade, região e país, as obras nos Clérigos vão permitir aumentar o número de visitantes", salientou.

Na opinião de Emídio Gomes, a Igreja dos Clérigos vai ser "ainda mais conhecida" no mundo.

A recuperação da Igreja dos Clérigos dignifica o turismo e a marca Portugal, disse o presidente da Turismo Porto e Norte, Melchior Moreira.

"Esta obra no ícone da cidade do Porto é uma aposta clara na promoção turística nacional e, sobretudo, internacional", ressalvou.

Segundo Melchior Moreira, é fundamental apostar na recuperação do património material e imaterial da região Norte.

SYF/SZS // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Turismo do Norte critica investimento na Portela e defende mais recursos para o Aeroporto do Porto

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal considerou, esta segunda-feira , ser um “desperdício de dinheiro” reforçar o aeroporto da Portela, em Lisboa, e defendeu que o investimento deve ser canalizado para o Francisco Sá Carneiro, no Porto.

Presidente da Câmara da Maia e outros cinco arguidos julgados por peculato 

O atual presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, o seu antecessor, Bragança Fernandes, e outros quatro arguidos vão ser julgados pelo crime de peculato, por “apropriação indevida de dinheiros” dos serviços municipalizados de água e saneamento.

Por onde passou o meteoro que iluminou o céu português este sábado?

O Meteoro que atravessou os céus na noite do passado sábado foi visto um pouco por toda a zona Norte de Portugal e de Espanha. Mas que trajetória teve o responsável pelo rasto de luz verde?