Chumbo condiciona recuperação da Madeira e afeta investimentos - PS

| Política
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 27 out 2021 (Lusa) - O PS/Madeira afirmou hoje que o chumbo do Orçamento do Estado para 2022 "condiciona a recuperação" e prejudica de forma "grave" a região, afetando os investimentos e apoios do Estado previstos, como é o caso do novo hospital.

"Esta crise política prejudica a Região Autónoma da Madeira de forma grave, colocando em causa os investimentos e apoios do Estado importantíssimos para o nosso desenvolvimento, como o do novo hospital", lê-se num comunicado assinado pelo presidente dos socialistas madeirenses, Paulo Cafôfo, enviado às redações.

No documento intitulado "Chumbo do Orçamento condiciona a recuperação da Madeira", o responsável do PS/Madeira salienta que a proposta de OE/2022 apresentado pelo Governo da República, liderado por António Costa, apresentava "um conjunto de medidas estruturantes para fazer avançar o país e a região" num período crítico e de vivência condicionado pela crise sanitária e económica.

"Fica claro que a não aprovação do OE por parte dos partidos que se fazem representar na Assembleia da República se deve a meros interesses político-partidários, ao invés de assegurar a estabilidade governativa para Portugal num período tão difícil das nossas vidas coletivas", é referido no comunicado.

O líder do PS/Madeira argumenta que este chumbo do OE coloca o cenário de eleições antecipadas, vincando que o futuro do país "não pode ficar suspenso em duodécimos num momento como este".

Também critica a "irresponsabilidade pelo chumbo do OE de 2022" numa altura em que "se vislumbram desafios exigentes, aos quais é preciso dar resposta no curto prazo no contexto regional, nacional e europeu".

Paulo Cafôfo "condena" ainda a postura do presidente do Governo da Madeira e do PSD regional, Miguel Albuquerque, neste processo, opinando que foi "ziguezagueando em busca de palco político sem atender aos interesses do povo madeirense".

No documento, enfatiza que o líder social-democrata madeirense "afirmou de forma contundente o voto contra dos três deputados" do partido na Assembleia da República e admitiu ser favorável a "uma crise política".

Albuquerque afirmou que "a queda do governo era a melhor coisa que podia acontecer ao país", lembra.

Ainda opina que o chefe do executivo insular "mudou subitamente de opinião abrindo a porta à viabilização do Orçamento, dizendo-se disponível e a aguardar um telefonema".

"Mas, como ninguém lhe ligou, o presidente do Governo Regional volta à postura inicial num conjunto de declarações públicas desajustadas e que não enobrecem o cargo para o qual foi eleito", conclui o presidente do PS/Madeira.

O parlamento 'chumbou' hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) com os votos contra do PSD, BE, PCP, CDS-PP, PEV, Chega e IL.

Na votação na generalidade, no plenário da Assembleia da República, o PS foi o único partido a votar a favor da proposta orçamental, que mereceu as abstenções do PAN e das duas deputadas não-inscritas, Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues.

Mo total, 108 deputados votaram a favor, cinco abstiveram-se e 117 votaram contra.

"O resultado foi a rejeição desta proposta do Governo", afirmou o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, no final da votação.

AMB (ACL/FM) // MCL

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.