Orlando Cruz avança pelo Partido Trabalhista Português em Matosinhos

| Política
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 26 jun (Lusa) -- O candidato independente do Partido Trabalhista Português (PTP) à Câmara de Matosinhos, Orlando Cruz, apresentou-se hoje oficialmente à corrida eleitoral, afirmando estar convencido de que "vai ganhar" as eleições autárquicas do dia 29 de setembro.

"Estou com força e vou ganhar a Câmara de Matosinhos", afirmou Orlando Cruz à Lusa, acrescentando que, apesar de não querer ser candidato, o apoio que recebeu através de "mais de cinco e-mails e telefonemas" motivaram-no a avançar com esta candidatura na sua cidade natal, na qual concorre para vencer e "não para ficar em 2.º lugar".

Orlando Cruz apresentou-se oficialmente no dia 08 como o candidato do PTP à Câmara do Porto, mas dois dias depois o partido anunciou a sua desistência "por razões de natureza particular", sendo que no sábado foi conhecido o novo candidato ao Porto.

"Desisti da minha candidatura em virtude da minha separação, problemas particulares com a dra. Damis Bella, e não me senti em condições para continuar com a candidatura ao Porto, mas derivado a que mais de cinco mil pessoas me convidaram, me desafiaram a ser candidato, todos os dias, e depois o líder do partido [PTP] também me forçou (...), vou dar o meu máximo aqui, por Matosinhos", sublinhou.

Questionado pela Lusa se já tinha ultrapassado a dor da sua separação para abraçar agora o desafio em Matosinhos, o candidato admitiu que "não é de um dia para o outro" que consegue deixar de ficar "triste", contudo, entendeu não poder "meter a cabeça na areia e desistir [de ser candidato] por uma questão particular".

O discurso com que se apresentou hoje no Mercado de Matosinhos foi semelhante ao que proferiu no Porto: Orlando Cruz reafirmou ser diferente dos seus opositores por não ser "camaleão" e por ser "um Che Guevara" que olha para os problemas reais.

"Sou um candidato de pessoas e não de números. Tenho visitado várias casas onde não há pão, não há luz e água e isso é o que me faz ser um Che Guevara. Este país precisa de muitos ches guevaras, de muita gente revolucionária, precisa que as pessoas acordem e tenham coragem", sustentou.

Alegando o artigo 21.º da Constituição -- direito à resistência -, Orlando Cruz adiantou pretender mobilizar a população para uma concentração "em Matosinhos ou no Porto para demitir este Governo".

Quanto aos seus projetos para Matosinhos, Orlando Cruz afirmou pretender "transformar a cidade na mais ecológica e bonita", investindo para que haja "alegria, divertimento e diversão para os turistas".

Mas "os moradores [de bairros] que não respeitarem o silêncio, que não tratarem as suas casas como deve ser, comigo não vou ter outra coisa se não uma saída", alertou.

"Transformar Matosinhos tipo Paris ou Leon, onde se vê flores e jardins em todo o lado; o cimento a mim mete-me uma aflição terrível", concluiu.

Orlando Cruz junta-se assim a Pedro Vinha da Costa (PSD), António Parada (PS), Fernando Queiroz (BE), José Pedro Rodrigues (CDU) e ao atual autarca Guilherme Pinto (independente) na disputa pela presidência da Câmara de Matosinhos.

JAP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.