Utentes sem médico de família protestam em Mozelos, Feira, junta anuncia mais clínicos

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, 09 jun (Lusa) - Populares de Mozelos, no concelho da Feira, manifestaram-se hoje contra a falta de médicos no Centro de Saúde dessa freguesia, após o que a respetiva Junta anunciou para a próxima semana um reforço do pessoal clínico.

Maria Ribeiro é a organizadora da manifestação, que reuniu cerca de 80 pessoas, e admitiu à Lusa que a iniciativa foi motivada pela situação da sua própria família, dado o número de vezes que acorreu ao centro de saúde mesmo antes das 07:00 sem conseguir que lhe passassem exames prioritários.

"A minha sobrinha está grávida de seis meses, por exemplo, e ainda não teve uma consulta com um médico", afirma a sexagenária. "É uma vergonha só termos um médico para mais de 4000 utentes e eu nunca pensei que, nesta idade, ia ter que andar a pedir uma esmola para saúde", refere.

As condições de atendimento no centro vêm-se deteriorando nos últimos anos e Maria Ribeiro diz que "atingiu o limite" quando, na sequência de uma reclamação oficial, recebeu da diretora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arouca/Feira, Ana Prata, a resposta de que um segundo médico estaria ausente do serviço devido a problemas de saúde.

"Mas isso é mentira", realça a porta-voz dos manifestantes. "Na Junta de Freguesia verificaram logo tudo, mal eu recebi a carta, e esse médico entrou é na reforma ", garante.

O presidente da referida Junta reconhece que a situação vem motivando "muitas reclamações", mas revela que a Administração Regional de Saúde do Norte já anunciou um reforço de dois médicos para o local.

"Não houve tempo de informar ninguém porque só nos comunicaram isso na sexta-feira", argumenta José Carlos Silva. "Mas o que nos disseram é que vão mandar mais dois médicos para cá, até ao fim da primeira quinzena de junho", acrescenta.

Com ironia, Maria Ribeiro afirma que essa informação "veio mesmo a jeito" e avisa que, "só por via das dúvidas", haverá nova concentração de populares para a próxima segunda-feira de manhã.

"Vamos estar lá todos outra vez para dar as boas-vindas aos médicos", promete. "Se eles acabarem por não vir, já lá estamos para fazer barulho outra vez, que não podem é continuar a gozar com a gente e a brincar com os doentes", conclui.

A Lusa contactou às 15h30 a ARS Norte para obter um esclarecimento sobre a situação. Ainda não obteve resposta.

AYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Detido professor suspeito de dois mil crimes de abuso de crianças na Póvoa de Lanhoso 

Um professor do 1.º Ciclo na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, foi detido pela alegada prática de pelo menos dois mil crimes de abuso sexual de crianças, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).